Se você assistia a vários desenhos animados quando era criança, deve se lembrar de algumas situações hilárias em que certos personagens ateavam fogo em seus próprios peidos. Embora soe como uma ideia claramente exagerada, será que há alguma veracidade por trás disso, por menor que seja? Será que um pum pode realmente pegar fogo?
Bem, a resposta curta é que, por mais incrível que possa parecer, é realmente possível um pum pegar fogo. No entanto, a verdade é que um simples pum não seria o suficiente para criar um lança-chamas, como será explicado ao longo deste artigo.
Os diferentes gases produzidos pela flatulência
Um pum nada mais é do que gás produzido pelo intestino que escapa pelo bumbum. Existem quatro razões possíveis para esse acúmulo de gás em nossos corpos: os processos digestivos que ocorrem nos intestinos, os subprodutos gasosos liberados por bactérias, o ar que entra pela nossa boca e, às vezes, gases como oxigênio ou dióxido de carbono que fluem em nosso sangue podem se difundir para os intestinos e se acumular gradualmente.
Agora que sabemos como os puns são formados, também devemos saber que tipo de gases existem neles. Pois bem, durante um estudo, pesquisadores alimentaram os participantes com feijões cozidos ou uma dieta líquida sem fibras e coletaram suas flatulências através de tubos de borracha (sim, foi um estudo pra lá estranho, eu sei). Depois de coletar os puns, iniciou-se a tarefa de identificar os diferentes gases constituintes.
Os principais gases encontrados foram dióxido de carbono e nitrogênio. Outros gases comuns também encontrados nos puns foram oxigênio e enxofre, sendo este último o grande culpado pelos peidos fedorentos. O enxofre vem de certas proteínas presentes nos alimentos que comemos.
Dito isto, se você quiser evitar peidos fedidos, a melhor coisa a fazer seria reduzir o consumo de alimentos ricos em enxofre, como brócolis, grãos e derivados de leite. Eles também descobriram que as pessoas peidam cerca de um litro de gás por dia!
Junto com esses gases estão os dois principais responsáveis por tais emissões surpreendentes e potencialmente constrangedoras, hidrogênio e metano, que juntos representam cerca de metade do volume dos puns.
Tá, mas como um pum pode pegar fogo?
De todos os gases encontrados em nossos peidos, hidrogênio, oxigênio e metano são os inflamáveis. Na prática, isso significa que, em certas condições, eles podem ser facilmente incendiados.
Em tese, gases inflamáveis podem se misturar prontamente com o oxigênio do ar fora de nossas nádegas e pegar fogo, mesmo em baixas temperaturas. Na verdade, um dos gases mais abundantes em um pum, o hidrogênio, é tão inflamável que é usado como combustível para foguetes!
Ainda assim, mesmo que você produza gases inflamáveis, a quantidade produzida não costuma ser suficiente para criar um lança-chamas. Os humanos podem peidar em uma faixa entre 25-100 ml de cada vez. Na prática, isso é apenas o suficiente para manter uma pequena chama acesa por alguns segundos.
Então, quantos puns seriam necessários para criar um “lança-chamas”?
Digamos que você deseje fazer um “lança-chamas movido a peidos”. Pois bem, um lança-chamas comum é acoplado a um tanque de combustível de 15-20 litros. Isso significa que você teria que peidar 20 vezes mais do que normalmente faz apenas para obter o combustível suficiente para ligar um lança-chamas por um ou dois minutos!
Curiosamente, uma mulher já ficou gravemente queimada após soltar gases durante uma cirurgia e causar uma explosão! Durante a cirurgia, gases em seu intestino acenderam o laser com o qual o procedimento estava sendo realizado. Isso, infelizmente, levou ao surgimento de uma pequena chama que causou um estrago considerável.
Leia Também: Quais elementos estão presentes no corpo humano?
Leia Também: Por que os animais não falam como os humanos?
Dito isto, tente não peidar muito próximo de uma chama aberta ou de qualquer foco de calor, afinal, um pum realmente pode pegar fogo. Embora haja um certo exagero com relação a isso nos desenhos animados, convenhamos que tentar “acender um pum” não é uma ideia muito inteligente.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉