Uma tigela de sopa quente pode ser o prato ideal em um dia frio, assim como também pode ser uma forma saudável de começar uma refeição, pois tende a ser um alimento rico em vegetais e com baixa densidade energética. No entanto, embora possa ser um prato muito versátil e saboroso, nem todas as sopas são necessariamente saudáveis quanto você pensa.
Ao longo deste artigo, você vai descobrir que, quando preparada com os ingredientes certos, a sopa pode ser um prato verdadeiramente saudável, com vários benefícios nutricionais.
Sopa aumenta o consumo de vegetais
Muitas pessoas não comem a quantidade recomendada de vegetais, portanto, adicionar sopa à sua dieta pode ajudá-lo a aumentar a ingestão de verduras e legumes, especialmente se você escolher uma sopa vegetariana.
As sopas cozidas, no entanto, geralmente não são ricas em vitamina C, pois se trata de uma vitamina sensível ao calor. Ainda assim, elas fornecem outros nutrientes. Por exemplo, uma sopa de legumes e uma sopa de macarrão com frango têm, cada uma, quase 50% do valor diário para vitamina A e mais de 10% do valor diário para selênio e potássio.
Além das tradicionais sopas de legumes, vale destacar que a canja de galinha é especialmente rica em proteínas bem hidratadas, vitaminas, sais minerais e carboidratos. Na prática, isso faz com que esse alimento ajude a repor a água que o organismo precisa para lavar o pulmão, o que explica sua fama no combate à gripe.
Até mesmo a sopa de ossos (também conhecida como caldo de ossos) promove benefícios interessantes. Por ser feita a partir da fervura de ossos, ela produz um caldo cheio de nutrientes, incluindo cálcio, magnésio e colágeno, que é a proteína mais abundante no corpo humano.
Sopa é um alimento com baixa densidade de calorias
Alimentos com baixa densidade energética, como a sopa, ajudam a saciá-lo sem muitas calorias, tornando mais fácil para você manter um peso saudável. Desse modo, você pode comer um grande volume desse tipo de comida sem ultrapassar o limite diário recomendado de calorias.
Um estudo publicado na revista “Appetite” em novembro de 2007 descobriu que comer sopa à base de caldo antes das refeições fez com que as pessoas analisadas comessem até 20% menos durante as refeições.
Consumir sopa regularmente também pode aumentar seus níveis sanguíneos de leptina, um hormônio que regula o armazenamento de gordura em seu corpo, de acordo com outro estudo publicado na mesma revista em junho de 2010. Na prática, isso pode ajudar a explicar por que algumas pessoas que tomam sopa regularmente tendem a pesar menos.
Nem todas as sopas são saudáveis
As sopas à base de creme podem ser ricas em gordura e calorias, por isso são menos saudáveis do que as sopas à base de caldo. Além disso, as sopas enlatadas também são poderosas fontes de sódio. Por conta disso, os nutricionistas geralmente recomendam a preparação da sua própria sopa em casa com ingredientes frescos, limitando consideravelmente a quantidade de sódio no prato.
Se você fizer sua própria sopa, poderá controlar os ingredientes da forma correta. Para isso, utilize apenas uma pequena quantidade de óleo para refogar as cebolas, opte por um caldo com baixo teor de sódio e use frango ou outra fonte de proteína magra junto com seus vegetais favoritos.
Leia Também: Por que nosso paladar muda com o tempo?
Leia Também: O que são vlogs e por que eles são tão populares?
Para obter um “toque especial”, tempere a sopa com especiarias, como alho, salsa, orégano ou manjericão, em vez de sal. Se preferir sopas mais cremosas, inclua batatas entre os ingredientes para engrossar a receita.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉