no ,

Quem inventou o papel higiênico?

Antes da invenção do papel higiênico, pessoas de diferentes partes do mundo tinham soluções distintas com relação à higiene pessoal.

Nos dias de hoje, é difícil imaginar a vida sem papel higiênico. No entanto, o que poucos parecem perceber é que, embora os humanos limpem suas nádegas desde que passaram a caminhar pela Terra, o fato é que nem sempre isso foi feito através do papel higiênico.

Continua após a publicidade..

Ao longo desse artigo, você vai descobrir que antes da invenção do papel higiênico, pessoas de diferentes partes do mundo tinham soluções bem curiosas com relação à higiene pessoal.

Como as pessoas limpavam o bumbum na antiguidade

Ao longo da história, os costumes locais e o clima muitas vezes ditaram como a higiene anal era realizada. Curiosamente, até mesmo a hierarquia social também teve impacto nos hábitos de toalete. Dito isto, o que está claro é que os humanos em todos os períodos de tempo sempre usaram uma variedade de ferramentas e materiais naturais para se limpar.

Os antigos romanos, por exemplo, usavam um objeto bem curioso para limpar o bumbum antes do papel higiênico. Se você fosse se aliviar em uma latrina pública na Roma Antiga, muito provavelmente você usaria um “tersorium” (foto abaixo) para limpar o bumbum. Na prática, esse utensílio higiênico antigo se resumia a uma vara com uma esponja embebida em vinagre ou água salgada.

Continua após a publicidade..
como pessoas limpavam bumbum antes do papel higienico 1
Foto: Wikimedia Commons

Além da esponja, os greco-romanos também usavam musgo, folhas e peças de cerâmica conhecidas como “pessoi” para realizar a limpeza. Pequenos fragmentos de tecido encontrados em um esgoto em Herculano, Itália, uma das cidades soterradas pela erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C., também podem ter sido usados como outra forma de papel higiênico.

Em 1992, arqueólogos descobriram bastões de higiene de 2.000 anos, conhecidos como “salaka”, “cechou” e “chugi”, nas latrinas de Xuanquanzhi, uma antiga base militar da dinastia Han na China que existia ao longo da Rota da Seda. Os instrumentos, feitos a partir do corte do bambu e outras madeiras, pareciam espátulas com as pontas embrulhadas em tecido.

Continua após a publicidade..
Papel higiênico branco
Foto: Pixabay

A introdução do papel como um limpador de nádegas

De acordo com o History, embora o papel tenha se originado na China no século 2 a.C., o primeiro uso registrado de papel para limpeza das nádegas vem do século 6 na China medieval, cuja descoberta foi feita através dos textos do estudioso Yen Chih-Thui.

No início do século 14, os chineses já estavam fabricando papel higiênico a uma taxa de 10 milhões de pacotes de 1.000 a 10.000 folhas por ano. Em 1393, milhares de folhas de papel perfumado também foram produzidas para a família imperial do Imperador Hongwu (Zhu Yuanzhang).

quem inventou o papel higienico 3
Foto: Joseph Gayetty (Wikimedia Commons)

A popularização do papel higiênico como o conhecemos

O papel tornou-se amplamente disponível no século 15, mas no mundo ocidental, o papel higiênico moderno surgiu apenas em 1857, quando o inventor americano Joseph Gayetty, de Nova York,  passou a produzir e vender pacotes de 1000 folhas por 1 dólar.

Originalmente, o papel de Gayetty utilizava babosa como lubrificante e era comercializado como um produto anti-hemorroidas. Por vender o papel como um produto médico, Gayetty chegou a ser acusado de charlatanismo por algumas instituições médicas da época. Elas também alertavam contra os perigos do uso de papéis com tinta tóxica em partes sensíveis do corpo.

Leia Também: Crianças que se expõem à sujeira têm uma imunidade melhor?
Leia Também: Por que o Haiti é o país mais pobre das Américas?

Independente de tudo isso, o fato é que a invenção de Gayetty abriu espaço para que outras empresas desenvolvessem versões cada vez mais aprimoradas que culminaram no produto macio e levemente perfumado que conhecemos hoje.

Uma invenção muito bem aproveitada pela sociedade, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Perus

12 curiosidades incríveis sobre os perus

Desfiles da moda

Por que as roupas dos desfiles de moda são tão estranhas?