A Coca-Cola é um refrigerante de renome mundial que existe há mais de 130 anos. Produzido pela Coca-Cola Company, essa bebida foi impulsionada por táticas publicitárias que a levaram ao domínio do mercado de refrigerantes no mundo ao longo do século 20. No entanto, você sabe quem foi a pessoa que inventou a Coca-Cola?
Ao longo deste artigo, você vai conhecer um pouco da história do homem que deu origem a uma das bebidas mais reconhecidas ao redor do globo.
O homem que inventou a Coca-Cola
John Stith Pemberton, um químico e farmacêutico americano, foi o responsável pela invenção da Coca-Cola. Pemberton nasceu em Knoxville, no estado americano da Geórgia em 1831. Ele seguiu uma carreira farmacêutica que teve início quando recebeu sua licença de farmácia ainda aos 19 anos. Pemberton casou-se com Ann Eliza Clifford Lewis, com quem teve um filho, Charles Pemberton.
Em sua carreira, Pemberton se concentrou na produção de remédios feitos a partir de ervas orgânicas, incluindo limpadores de toxinas, o quais eram frequentemente prescritos aos seus pacientes. Ele administrava uma empresa farmacêutica de sucesso, no entanto, além de uma carreira no ramo da farmácia, Pemberton também serviu como tenente-coronel ao lado dos Estados Confederados na Guerra Civil Americana.
Ele também atuou como curador do Atlanta Medical College, que mais tarde mudou seu nome para Emory University School of Medicine. Ainda assim, seu legado real foi a invenção da Coca-Cola. Pemberton morreu em 1888 de câncer no estômago e foi enterrado no Cemitério Linwood em Columbus, Geórgia.
A invenção da bebida
Em abril de 1865, Pemberton foi ferido no peito durante uma batalha da Guerra Civil Americana. Então, o farmacêutico passou a usar morfina para aliviar sua dor, mas logo se viu altamente dependente dos efeitos da substância. Em 1866, em busca de uma cura para seu vício, ele começou a fazer experiências com analgésicos que serviriam como alternativas à morfina.
Pemberton desenvolveu a primeira versão da Coca-Cola em 8 de maio de 1886 na forma de um xarope concentrado. Na época, acreditava-se que o xarope era capaz de tratar sintomas como dores de cabeça, azia e náuseas, além de fornecer energia.
Inicialmente, o xarope foi vendido somente em Atlanta, maior cidade do estado americano da Geórgia, a um custo de apenas 5 centavos de dólar. O início das vendas foi relativamente fraco, mas aqueles que provavam a bebida costumavam dizer que o tal xarope era “delicioso e refrescante” o que levou a uma maior procura.
Em certa ocasião, Pemberton misturou acidentalmente a base do xarope com água gaseificada ao tentar produzir um copo cheio da bebida. Percebendo que o sabor havia ficado mais agradável, Pemberton decidiu vender a mistura como uma bebida refrigerante, em vez de um remédio.
O legado da Coca-Cola
Vale destacar que o nome “Coca-Cola” foi criado por um parceiro profissional de Pemberton conhecido como Frank Robinson. Bastante popular por suas habilidades de escrita, ele pegou as palavras dos dois ingredientes principais que eram usados para produzir o xarope de Coca-Cola. Esses ingredientes eram o extrato de folha de coca e a cafeína da noz de cola.
Em 1888, Pemberton vendeu o negócio a um empresário chamado Asa Candler pelo valor de US $ 2.300. Entre 1890 e 1900, as vendas aumentaram de forma considerável e, atualmente, a Coca-Cola representa um negócio de um trilhão de dólares, já que produz 1,4 bilhão de doses de bebidas todos os dias.
Leia Também: Quais países não vendem Coca-Cola?
Leia Também: Quem inventou a máscara de gás?
Embora esse refrigerante seja altamente popular, ele é muitas vezes criticado por causar efeitos prejudiciais na saúde de seus consumidores. Além disso, outras polêmicas já surgiram em meio à liderança da Coca-Cola no seu ramo, incluindo problemas ambientais, práticas agressivas e monopolistas de negócios e questões trabalhistas envolvendo seus funcionários.
E você, já sabia quem inventou a Coca-Cola? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉