no ,

Quem é a Befana, o ‘papai noel’ da Itália?

A Befana é uma lenda muito popular na Itália e equivale ao nosso Papai Noel. Venha conhecer a origem dessa famosa velhinha!

Você já ouviu falar na Befana? Bem, com a temporada de Natal se aproximando, as árvores já começam a ser montadas e as casas decoradas. Nesse período do ano, as crianças já começam a produzir suas cartinhas para o Papai Noel, o bom velhinho que entrega presentes para os que se comportaram bem durante o ano.

Os italianos possuem uma mitologia própria para a época mais festiva do ano, além do tradicional Noel, as crianças da Itália contam com uma senhora amigável que carrega um saco cheio de doces. Essa é a Befana, e é a lenda natalina que vamos conhecer hoje.

BEFANA 1

Quem é a Befana?

Durante a festa da Epifania que acontece nos dias 5 e 6 de janeiro e celebra o fim das festividades de Natal. Durante a madrugada do dia 5, a Befana desce pelas chaminés e deixa itens nas meias penduras nas lareiras ou janelas. Se você foi bom durante o ano, ganhará doces, mas já se você não se comportou, será presenteado com um pedaço de carvão.

Segundo a lenda, os três reis magos a encontraram no caminho e a convidaram para acompanhar eles em seu objetivo de entregar presentes para o menino Jesus. Inicialmente ela recusou o convite por causa de suas ocupações com a casa, após tentar segui-los mais tarde, não os achou. Então, como não pode entregar presentes para Jesus, ela distribuiu os presentes para as crianças que encontrou no caminho.

Tradicionalmente, se conta para as crianças que a Befana consegue perceber quem a vê é acerta com sua vassoura no ombro da pessoa — de uma maneira brincalhona. Isso é dito para que os pequenos não fiquem acordados para tentar encontrar com ela e acabar com toda a magia da lenda.

Leia também: 10 invenções que são brasileiras e pouca gente sabe

Befana

Origem da lenda da Befana

As origens da Befana são rastreadas até o século XIV quando ela começou a ser descrita como uma espécie de boneco exposto na festa da Epifania. Seu nome teria surgido da pronúncia errada do nome da festa, o que juntamente com alguns sotaques soaria com algo parecido a ‘Befana’.

Muito se acredita que essa velhinha é baseada na deusa Strenua — ou Strenia — que é a deusa do ano novo, conhecida nas religiões italianas que se estabeleceram por lá antes do cristianismo. Mas depois que a igreja se instituiu como uma grande força de referência e condenou essa deusa pagã, a tradição foi então substituída pela lenda onde Befana estava relacionada aos reis magos e Jesus.

Ela é um dos grandes símbolos da mitologia italiana, tendo sido criada em Roma, ela se espalhou por toda aquela região e atravessou séculos se mantendo popular até os dias atuais.

Leia também: Cleópatra: 5 Fatos Surpreendentes Sobre a Rainha Egípcia

BEFANA 3

Apesar de ter características estereotipadas de uma bruxa — com nariz longo e pontiagudo, verruga, saco nas costas e habilidade de voar em uma vassoura — a Befana, como vimos, é uma boa velhinha que gosta e agrada crianças. Ela não impõe medo e é adorada pelos pequenos que tentando escapar de suas camas durante a noite em que ela passa para poderem encontrar com ela. Claramente os pais já inventaram uma desculpa para eles não fazerem isso, como dito anteriormente.

Essa cultura se esmalhou brevemente pelos países que são próximos a Itália, mas apenas lá que a tradição segue firme e forte com o passar dos anos. Durante o período da pandemia do Covid-19 essa comemoração teve que ficar de lado, mas tudo indica que em 2023 o evento volte com tudo.

Você conhecia a lenda da Befana? Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

2000 CAPA

Os melhores brinquedos dos anos 2000

Barras de ouro.

Por que o ouro é tão valioso?