no

Quantos olhos tem uma aranha?

Uma aranha tem quatro pares de pernas segmentadas, mas esse tipo de criatura chama muito mais a atenção por ter olhos bem característicos.

As aranhas compõem um grupo muito extenso e diversificado de artrópodes pertencentes à classe dos aracnídeos. Uma aranha tem quatro pares de pernas segmentadas e não possui antenas, mas esse tipo de criatura chama muito mais a atenção por ter olhos bastante característicos.

Continua após a publicidade..

Neste artigo, analisaremos como são os olhos das aranhas, quantos olhos elas têm e como esses seres vêem o mundo.

Afinal, quantos olhos uma aranha tem?

quantos olhos tem uma aranha 1
Fonte: Rawpixel

Como mencionado, as aranhas formam um grupo bastante heterogêneo. Existem mais de 45.000 espécies diferentes de aranhas, o que significa que um terço de todas as criaturas que conhecemos no planeta são aranhas. Mas embora constituam um grupo heterogêneo, podemos dividir todas as espécies de aranhas em dois grupos principais, dependendo de como caçam. Esses grupos são: aranhas construtoras de teias e aranhas caçadoras

Como explica o Wonderopolis, as aranhas construtoras de teias geralmente têm uma visão bastante limitada e, por conta disso, esperam que a presa venha até elas. Já as caçadoras, por sua vez, contam com melhor mobilidade e visão para capturar suas presas. As aranhas menos ativas geralmente têm de 6 a 8 olhos pequenos que aparentemente só conseguem distinguir sombras da luz. Em contraste, as aranhas caçadoras geralmente têm olhos espalhados na parte do cefalotórax.

Continua após a publicidade..

Cerca de 99% das aranhas têm 8 olhos. No entanto, alguns têm 6, 4 ou 2. As espécies de aranhas da família Caponiidae têm apenas 2 olhos, mas algumas têm a capacidade de desenvolver um número adicional de olhos quando adultas. Curiosamente, algumas aranhas não têm olhos ou perderam a visão porque vivem em cavernas e no subsolo em completa escuridão, como é o caso da espécie Adelocosa anops.

Faria sentido supor que mais olhos resultariam em uma visão geral melhor, mas isso não é necessariamente o caso. Na verdade, 99% das aranhas com 8 olhos ainda têm visão ruim. Como as aranhas não podem virar a cabeça para ver suas presas ou fugir de predadores, elas precisam de mais olhos para ter um campo de visão maior. Os olhos de uma aranha são sempre pares e sua disposição, cor e tamanho ajudam a identificar a espécie.

Continua após a publicidade..

Quais são os tipos de olhos de uma aranha?

quantos olhos tem uma aranha 2
Fonte: PxHere

Como vimos, dependendo da espécie, o número de olhos e a forma como estão dispostos pode variar. Em geral, porém, podemos dizer que as aranhas possuem um tipo de olho simples, ao contrário dos insetos, que costumam ter olhos compostos. A principal diferença é que os olhos compostos são formados por grupos de omatídeos (unidades formadoras), enquanto os olhos simples consistem em uma única unidade ocular.

De um modo geral, as aranhas apresentam dois tipos de olhos:

Olhos primários: Também chamados de ocelos, são olhos simples com uma única lente voltada para a frente. Eles tendem a ser grandes e são capazes de se mover, seguir e focar em uma imagem. Eles não possuem uma estrutura conhecida como tapetum, que tem a função de refletir a luz.

Olhos secundários: Os olhos secundários são derivados dos olhos compostos, mas não possuem facetas. Eles são tipicamente menores e não se movem. Eles estendem o campo de visão dos olhos primários e fornecem uma visão de grande angular. Esses olhos também atuam como detectores de movimento e fornecem informações de percepção de profundidade que ajudam a aranha a determinar a distância, bem como a direção de presas ou ameaças. Eles podem ficar localizados na frente, nas laterais, nas costas ou no topo da cabeça.

Aranha tem boa visão?

quantos olhos tem uma aranha 3
Fonte: Pexels

A maioria das aranhas não é conhecida por ter boa visão, mas a verdade é que elas nem precisam disso. De um modo geral, as aranhas contam muito com seu olfato e paladar para caçar comida. Elas também são equipadas com sensores de toque na forma de pelos ou estruturas semelhantes a cerdas que também são responsáveis por permitir que essas criaturas subam verticalmente e fiquem penduradas de cabeça para baixo.

Leia Também: Os cães se cansam de latir?
Leia Também: Onde os mosquitos ficam durante o dia?

No entanto, como vimos, não existem regras absolutas quando se trata de aranhas. Algumas aranhas caçadoras, como aranhas-saltadoras e aranhas-lobo, têm uma excelente visão que supera até mesmo a das libélulas, conhecidas como insetos com ótima visibilidade. Para se ter uma ideia, algumas espécies podem distinguir cores e outras têm uma visão periférica de 360 graus!

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

TAILANDIA CAPA

Tailândia: 10 curiosidades sobre o país

Gato com olhos de cores diferentes.

Por que alguns gatos têm olhos de cores diferentes?