no

Quantos anos vive um coelho?

Se você quer saber quantos anos vive um coelho, aqui estão as respostas, tanto para coelhos selvagens quanto para aqueles que vivem com você.

Dado o fato de serem animais frágeis e um tanto complexos para manter em cativeiro, é normal se perguntar quanto tempo os coelhos podem viver. Embora haja uma resposta geral para essa pergunta, o número exato de anos que vive um determinado coelho pode variar dependendo da raça e de quão bem você cuida dele.

Se você deseja obter uma estimativa mais ou menos confiável de quanto tempo seu coelho pode viver, aqui estão alguns critérios para levar em conta, além de dicas para prolongar sua vida.

Quanto anos um coelho pode viver?

Coelho
Foto: Pixabay

Primeiramente, vamos analisar a vida de um coelho selvagem, cuja sobrevivência é dura e cheia de perigos. Mesmo com sua velocidade de corrida considerável e natureza volúvel, o fato é que o grande número de predadores que os coelhos que vivem livremente na natureza têm (lobos, corujas, águias, linces e muito mais) torna sua expectativa de vida bastante curta.

De acordo com o AZ Animals, um coelho comum que vive na natureza selvagem tem uma expectativa de vida de 3 a 4 anos. Lembre-se que também devemos levar em consideração que eles estão expostos aos perigos de doenças em seu ambiente, além de infecções, intempéries e até intervenção humana; ou seja, quando se trata dos coelhos selvagens, a vida não é nada fácil.

Por sua vez, a expectativa de vida de um coelho doméstico é maior devido à ausência de perigos naturais, pois geralmente não enfrenta doenças, frio extremo ou calor excessivo. Além disso, não há predadores por perto e normalmente não há ameaças diretas à sua vida.

Entretanto, assim como ocorre com qualquer criatura que vive em cativeiro, esses animais de estimação são altamente dependentes de como seus donos cuidam deles. Se forem bem cuidados, a expectativa de vida de um desses animais é de 5 a 10 anos.

Para se ter uma ideia das diferenças entre as espécies, coelhos selecionados artificialmente para ter focinho achatado e olhos grandes (como os anões) são mais propensos a sofrer de distúrbios respiratórios e dentários. Outros, no entanto, são mais robustos, pois estão mais próximos de seus parentes selvagens.

Se vivem relativamente pouco, como os coelhos selvagens não são extintos?

quantos anos vive um coelho 2
Foto: Pixabay

Com tantos perigos em suas vidas e tão poucos anos para aproveitar, muita gente pode pensar que os coelhos selvagens podem acabar sendo extintos num futuro próximo. No entanto, a verdade é que, embora essas espécies formem a base da dieta de muitos predadores, elas também possuem certas estratégias naturais para perpetuar seus indivíduos ao longo do tempo.

Leia Também: Os animais também sofrem ataques cardíacos como os humanos?
Leia Também: Por que alguns cogumelos brilham no escuro?

Em particular, os coelhos seguem a estratégia reprodutiva de produzir uma prole numerosa e depender de pouco esforço em termos de cuidado parental. Para se ter uma ideia, um coelho torna-se sexualmente maduro aos 4 meses de idade, gesta por 32 dias e pode dar à luz até 12 filhotes. Dessa forma, essas criaturas acabam se reproduzindo facilmente em um espaço de tempo muito curto.

Como prolongar a vida de um coelho doméstico?

quantos anos vive um coelho 3
Foto: Pixabay

Agora que você sabe quanto tempo um coelho pode viver, pode estar se perguntando como fazer o seu quebrar todos os recordes de idade. Pois bem, primeiramente, é preciso ter em mente que não se trata apenas de dar o melhor ao seu animal de estimação, mas ser consistente e desenvolver um bom olho para notar sinais de problemas de saúde. Aqui estão algumas dicas úteis para conseguir isso:

Forneça uma boa dieta: Os coelhos são herbívoros, mas na natureza não comem a mesma comida que comem em casa. Dê preferência a folhas frescas todos os dias (repolho, espinafre, folhas de cenoura, folhas de brócolis, couve, manjericão, acelga, etc), mas evite oferecer vegetais muito aguados, como a alface, pois podem soltar demais o intestino;

Promova a prática de exercícios: Um coelho não pode viver em uma gaiola. O ideal é que ele fique solto dentro de casa ou, pelo menos, em um recinto especialmente preparado para que não possa danificar nada ou se machucar. Além disso, você deve dar ao seu bichinho alguns brinquedos e objetos projetados para sua espécie, pois são animais que precisam se movimentar e se divertir todos os dias;

Não se esqueça da higiene: Lembre-se que a área em que vive o coelho deve ser limpa todos os dias. Caso contrário, você aumenta a probabilidade de proliferar parasitas, infecções e outras doenças relacionadas. Além disso, seu coelho também precisará ser escovado com frequência, pois a remoção de pelos mortos impedirá que ele os engula e provoque um quadro de obstrução intestinal;

Vacine-o: Se o seu animal de estimação tem acesso ao ar livre, lembre-se de desparasitar e vaciná-lo. As vacinas mais importantes são contra mixomatose e febre hemorrágica viral, ambas condições mortais nesta espécie;

Fique atento aos sinais de que há algo de errado: Também é importante saber reconhecer os sinais mais comuns de doença em coelhos. Em geral, eles devem comer e defecar todos os dias, sem exceção, caso contrário, pode ser um sinal de que eles estão sofrendo de alguma enfermidade. Outros sinais potencialmente alarmantes incluem letargia, fezes muito moles, sensibilidade ao toque, queda do pelo, micção frequente e perda de peso.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

E se a Terra parasse de girar

O que aconteceria se a Terra parasse de girar?

curiosidades incriveis sobre o camboja

12 curiosidades incríveis sobre o Camboja