no ,

Qual tipo de chocolate é o mais saudável?

Ao longo deste artigo, nós vamos analisar qual tipo de chocolate é o mais saudável e como isso pode afetar a sua dieta.

Foto: Pixabay

Todos nós temos nossas preferências quando se trata de chocolate. Alguns preferem chocolate amargo, enquanto outros preferem as alternativas mais doces ao leite, ou até mesmo as barras brancas. Mas você sabia que um tipo específico de chocolate é significativamente mais saudável que o resto?

Ao longo deste artigo, nós vamos analisar qual tipo de chocolate é o mais saudável e como isso pode afetar a sua dieta.

Chocolate amargo é o mais saudável

Chocolate amargo
Foto: Pixabay

Você pode já ter ouvido falar dos benefícios do chocolate amargo para a saúde, mas você sabe de onde vêm esses benefícios? Pois bem, na prática, o que torna esse tipo de chocolate a sua escolha mais saudável é a quantidade de flavonoides e antioxidantes que ele contém. Flavonoides e antioxidantes são substâncias químicas encontradas na própria semente de cacau.

Os flavonoides são fitoquímicos que possuem a capacidade de ajudar a manter a saúde cardiovascular. Na prática, eles reduzem o risco de câncer e diminuem consideravelmente o risco de coagulação do sangue, reduzindo o acúmulo de plaquetas.

Por sua vez, os antioxidantes são importantes para a manutenção de células saudáveis e sistemas imunológicos robustos. Eles também reduzem os efeitos dos radicais livres, que estão associados ao envelhecimento precoce e a alguns tipos de câncer.

Vale destacar que o chocolate amargo geralmente contém um mínimo de 35% de licor de chocolate desnatado e tem mais flavonoides e antioxidantes do que outros tipos de chocolates.

Então, como exatamente os outros tipos se comparam?

Chocolate branco
Foto: Pixabay

De um modo geral, o chocolate ao leite tem pelo menos 12% de leite integral e, portanto, tem um teor de gordura maior do que o amargo. Ele também tem 2 a 4 vezes menos flavonoides e antioxidantes, o que significa que fornece menos (mas ainda alguns) dos benefícios de saúde mencionados acima.

Por outro lado, o chocolate branco nem é tecnicamente um “chocolate de verdade”, já que não contém a massa do cacau. Ele também é a opção menos saudável, pois tem o maior teor de açúcar. Ou seja, se você está procurando ficar longe do açúcar, saiba que o chocolate branco é a pior aposta para a sua dieta.

Tenha em mente que, como regra geral, quanto maior a porcentagem de massa de cacau, maiores serão os benefícios para a saúde, especialmente por conta das concentrações de flavonoides e antioxidantes. Sendo assim, se você está procurando a opção mais saudável e nutricional, opte por chocolate com pelo menos 70% de cacau.

Então, isso significa que o chocolate pode ser um alimento saudável?

Foto: Pixabay

De acordo com o Healthline, há evidências consideráveis de que o cacau pode fornecer poderosos benefícios à saúde, sendo especialmente protetor contra doenças cardíacas. No entanto, isso não significa que você deve consumir muito chocolate todos os dias, até porque ele ainda é um alimento carregado com calorias e fácil de exagerar no consumo.

Além de consumir com moderação, escolha produtos de qualidade, como um chocolate amargo com teor de cacau de 70% ou mais. Os chocolates escuros normalmente contêm algum açúcar, mas as quantidades são geralmente pequenas e quanto mais escuro o chocolate for, menos substâncias açucaradas ele terá.

Leia Também: Por que são plantados girassóis em locais de desastres nucleares?
Leia Também: Por que o trovão faz barulho?

No fim das contas, o fato é que o chocolate é um dos poucos alimentos de sabor incrível que ainda conseguem oferecer benefícios significativos à saúde.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Aranhas não ficam presas em suas teias

Por que as aranhas não ficam presas em suas teias?

Porto Novo, Benin

12 curiosidades interessantes sobre o Benin