Nas última semanas eu estava vendo Karatê Kid e acabei me recordando o quanto eu sou fã dessa franquia, mesmo não sabendo praticamente nada sobre karatê, afinal nunca fui muito interessado em esportes, mas sempre amei a franquia de filmes. Por conta disso, acabei me obrigando a saber um pouco mais do esporte que tornou os filmes e a série da Netflix possíveis e é claro que faremos isso juntos, afinal se é curiosidade minha, pode ser curiosidade outra pessoa também, não é mesmo?
Tendo isso em vista, começaremos essa série de publicações com uma dúvida bem pertinente no mundo das artes marciais: afinal, o que significa cada faixa do karatê? Existe realmente um porquê das cores? É o que iremos descobrir hoje! Lembrando que se você quiser mais posts com essa temática, é só deixar um comentário ai embaixo!
Conheça o significado das faixas de Karatê!
Faixa Branca: Conhecida por ser a primeira faixa de todas, a cor branca é tida como a do desprendimento. O branco mostra que o seu portador ainda é ingênuo e deve procurar manter a mente limpa para que assim tenha potencial para subir de faixa através de um treino árduo. A cor branca significa que devemos buscar pureza, sinceridade e verdade. Quando a pessoa estiver pronta, a cor de sua faixa vai mudar, como uma tela em branco esperando para ser pintada.
Faixa Amarela: Sendo a segunda faixa do ciclo carateca, a faixa amarela mostra que temos um iniciante que acabou de entrar no Karatê e com o passar do tempo irá aprimorando suas habilidades. Pode ser comparada ao sol nascente, já que quando se ganha faixa amarela significa que os conhecimentos da pessoa estão aflorando. A cor amarela simboliza: criatividade, conhecimento, alegria, juventude e nobreza.
Faixa Vermelha: Aqui o negócio começa a fica mais interessante, afinal a terceira faixa, conhecida por ser vermelham, mostra que a pessoa está motivada e com vontade de evoluir. Ter esta faixa acaba deixando a pessoa com mais energia física, mostrando que devemos ter força de vontade para não desistir de seus ideais.
Faixa Laranja: Sendo a mistura de amarelo com vermelho, as duas faixas anteriores, mostra que o portador desta faixa deve ter o conhecimento dos graus anteriores, trazendo deste modo a qualidade das duas faixas que vieram antes. Busca encorajamento, estimulação, atração, gentileza, cordialidade e tolerância.
Faixa Verde: Conhecida geralmente por ser a cor da esperança, a faixa verde representa literalmente isso: esperança e fé. Ela simboliza a harmonia e o equilíbrio de seu portador. Pode ser comparada ao pinheiro, cresce e começa a lançar seus primeiros ramos. É neste ponto que se espera uma grande evolução do Carateca.
Faixa Roxa: Significa santidade e humildade, geralmente usada por sacerdotes católicos. A posse da faixa gera respeito próprio, dignidade e auto-estima. Ela simboliza dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação.
Faixa Marrom: É o estado de solidificação, representa o equilíbrio e a segurança passada pelo karateka. Geralmente pessoas que usam essa cor, são pessoas “sensatas”.
Faixa Preta: Voltando ao exemplo do pinheiro, com está faixa é possível notar que ele cresceu a alcançou o céu no anoitecer. Ela representa humildade, autocontrole, maturidade, serenidade, disciplina, responsabilidade, dignidade e conhecimento. É o fim e o começo de um novo ciclo de conhecimento, sendo o mais alto grau a ser alcançado.
Leia Também: Cobra Kai: Quiz sobre a série!
Leia Também: Silvio Santos já foi dono da Record?
Mas e aí, o que você achou dos significados? Já praticou karatê? Até qual faixa você chegou? Comente logo abaixo, queremos saber! Não se esqueça de compartilhar com os amigos também!