Ao longo de sua vida, você já deve ter caminhado por ruas de vários tipos, algumas das quais muito provavelmente apresentavam curtas extensões. No entanto, a verdade é que nenhuma rua consegue ser menor do que a Ebenezer Place.
Ao longo desse artigo, você vai ficar por dentro dos fatores que levaram ao surgimento daquela que é certamente uma das ruas mais inusitadas (e confusas) do mundo.
A história pra lá de curiosa da menor rua do mundo
Localizada na cidade Wick, na Escócia, mais especificamente entre a Union Street e a River Street, a Ebenezer Place é oficialmente reconhecida como a menor rua do mundo pelo Guinness Book, o famoso livro dos recordes. Ela mede apenas 2,05 metros de comprimento, ou seja, a extensão da rua é menor do que a altura de algumas pessoas!
De fato, a Ebenezer Place é uma rua tão absurdamente pequena que possui praticamente só uma porta, que dá acesso ao Mackay’s Hotel, estabelecimento que está diretamente ligado à história dessa rua pra lá de curiosa.
Embora a Ebenezer Place tenha entrado no Guinness Book apenas no ano de 2006, ela foi construída há muito tempo, em 1883, para ser mais preciso. Naquela época, um cavalheiro chamado Alexander Sinclair, que havia feito uma fortuna nos Estados Unidos, voltou para Wick e construiu o que agora é o Mackay’s Hotel no cruzamento da Union Street com a River Street.
Eventualmente, o conselho da cidade o instruiu a colocar um nome na extremidade curta do prédio, dada a sua localização em um complexo cruzamento. Sinclair o fez e assim nasceu a rua mais curta do mundo. Quatro anos depois, a rua Ebenezer Place apareceu oficialmente nos registros da cidade.
Uma rua tão curta que pode ser difícil de localizar
Quem entra no estabelecimento pela entrada da menor rua do mundo chega diretamente ao local do hotel onde são provadas as refeições preparadas com ingredientes locais e pescados frescos. Ainda assim, o que mais chama a atenção é que, embora a refeição do estabelecimento tenha boas recomendações, é a sua localização que costuma atrair turistas.
De acordo com Ellie Lamont, que administra o hotel e o restaurante com o seu marido, Murray, há turistas que visitam o local especialmente por conta do recorde. Em uma entrevista ao Daily Mail, ela disse que “algumas pessoas entram e perguntam onde fica a rua”.
De fato, é fácil entender a raiz de tanta confusão, afinal, basta uma distração de apenas alguns segundos para passar batido sobre a micro calçada da rua e deixar de perceber que, de fato, aquilo é uma rua.
Uma palavra final
Segundo a Casa Vogue, um outro fato curioso a respeito do hotel localizado na menor rua do mundo é que ele também é bastante procurado por viajantes e turistas de ascendência escocesa que decidiram pesquisar os detalhes de suas árvores genealógicas.
Na maioria dos casos, essas pessoas rastreiam seus ancestrais até a Escócia, sendo que muitas delas acabam descobrindo que seus antepassados nasceram na região de Wick. Nesse sentido, o hotel costuma colocar seus hóspedes em contato com genealogistas locais, ajudando-os também a ter acesso à biblioteca local da cidade.
Leia Também: Quais países não vendem Coca-Cola?
Leia Também: Por que a água que cai das cachoeiras é branca?
Então, aí está! Se você quiser saber mais sobre as suas raízes escocesas e ainda aproveitar a viagem para conhecer uma rua cuja extensão é menor do que o comprimento de um carro popular, a Ebenezer Place, em Wick, pode ser o local perfeito para a sua aventura!
E você, já tinha ouvido falar na menor rua do mundo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉