As formigas são seres que abrangem um grupo de insetos muito bem conhecido em todo o mundo, afinal, sua distribuição se estende por quase todos os continentes. Esses pequenos artrópodes geralmente possuem apenas alguns milímetros de comprimento e não costumam ser visualmente significativos, mas existe uma espécie de formiga que foge à regra.
Ao longo deste artigo, nós vamos analisar o caso da maior formiga do mundo, mas antes disso, precisamos entender um pouco mais sobre as formigas de um modo geral.
Definindo as formigas
As formigas são um grupo de artrópodes cujos corpos são divididos em 3 regiões: cabeça, tórax e abdômen. Cada seção é muito bem definida, por isso é fácil identificá-las de relance. Além disso, essas criaturas exibem a típica “cintura de vespa”, que representa uma espécie de “ponte” entre as 2 últimas seções do corpo, uma característica comum dos insetos da ordem Hymenoptera.
Assim como é o caso de boa parte dos insetos, as formigas possuem três pares de patas que permitem que elas se movam facilmente. Além disso, elas exibem um par de antenas receptoras que as orientam em seu habitat e detectam objetos em seu ambiente. Por último, seu abdômen geralmente contém um ferrão para injetar componentes tóxicos que paralisam e ferem suas vítimas.
Como se isso não bastasse, esses organismos têm mandíbulas poderosas e, portanto, o ferrão não é o único meio de defesa contra predadores. Essas mandíbulas são essenciais porque, graças a elas, podem transportar objetos ou cortá-los. Desta forma, seu aparelho bucal é uma ferramenta muito útil para sua sobrevivência.
Em geral, a grande maioria das espécies é muito pequena e não tem mais de dois centímetros de comprimento (embora as rainhas sejam geralmente maiores que as operárias). No entanto, há uma espécie de formiga que excede em muito essas dimensões, de modo que sua aparência costuma ser gigantesca em comparação com as outras.
Dinoponera gigantea: a maior formiga do mundo
Embora haja uma grande variedade de espécies de formigas no mundo, apenas um grupo de formigas pode ser considerado o maior de todos. O prêmio vai para a espécie Dinoponera gigantea (foto acima), que pode ser encontrada na América do Sul e que atinge 4 centímetros de comprimento. Por causa dessas características, ela também é conhecida como formiga-gigante-da-amazônia.
Essas criaturas compartilham várias características com as formigas-bala, incluindo seu ferrão poderoso. De acordo com um artigo publicado na revista científica Annals of the Entomological Society of America, ambas as espécies possuem um aparato venenoso semelhante. Isso significa que, além de serem incrivelmente grandes, elas possuem uma das picadas mais dolorosas entre os formicídeos.
Uma palavra final
À primeira vista, um ser com apenas alguns centímetros de comprimento pode não parecer muito perigoso, mas devemos levar em consideração que centenas de formigas costumam atacar o mesmo alvo ao mesmo tempo e podem causar danos muito sérios.
Quando uma formiga está perambulando por um determinado ambiente, ela pode deixar um rastro de feromônios. Na prática, essa trilha permite que outras formigas percorram o mesmo caminho e encontrem o caminho de volta à colônia. Interromper essa trilha de feromônios é, portanto, incrivelmente perturbador para as formigas.
Leia Também: As formigas dormem?
Leia Também: Como os tubarões caçam suas presas?
Ainda assim, a boa notícia é que a maioria das espécies costuma atacar apenas quando se sente ameaçada, por isso é relativamente fácil evitar problemas com essas criaturas. Na prática, basta respeitá-las que elas o respeitarão de volta.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉