Você sabe que o sol é o maior transmissor de energia e calor para o nosso planeta, não é mesmo? Toda a vida no planeta terra só existe por causa dessa gigantesca estrela que nos fornece condições suficientes para vivermos.
É claro que você também sabe que o sol transmite uma enorme quantidade de calor, mas você sabe o quão quente ele realmente é? Bom, é isso que vamos descobrir, por isso hoje você ficará sabendo quantos graus fazem nessa estrela, vamos lá?
Por que o sol é quente?
A explicação para o principal elemento do sistema solar ser tão quente está diretamente ligado com a sua composição. Bom, primeiro é preciso deixar claro que o sol não é algo ‘palpável’, vamos dizer assim. Ele não é algo que seja sólido, sua composição toda é feita com gases.
Falando nisso, é o plasma e os gases que quando se juntam sobre uma grande quantidade de pressão que compõe a sua gravidade fazem com que os átomos dos gases hidrogênios — que compõe mais de 90% da sua estrutura — se chocam e assim criam o gás hélio durante o processo de fusão nuclear.
Esse é o motivo dessa estrela conseguir produzir e emitir calor para o nosso planeta. Realmente um fato muito interessante, não é mesmo?
Leia também: Por que os morcegos não voam durante o dia?
Quantos graus fazem no sol?
Bom, você já deve imaginar que a temperatura é extremamente alta, certo? E isso está absolutamente correto, mas para falar sobre esse calor de forma correta, precisamos dividir o sol em dois.
Calma, prometo que vai fazer todo sentido agora. A temperatura do núcleo e a temperatura da superfície se diferem bastante assim como acontece no nosso planeta, e por isso, temos que ver esses dois pontos separados.
Falando primeiramente sobre o núcleo dessa estrela, essa parte chega a um total de 15 milhões de graus Celsius. E vai esfriando até chegar a sua superfície que mede uma temperatura entorno de 5 mil graus Celsius.
Segundo os estudos que foram feitos, menos de um segundo desse calor que é transmitido para o nosso planeta, já é o suficiente para todos os humanos consumirem por mais de um ano.
Leia também: Qual a funcionalidade das moscas no meio ambiente?
É muito incrível a quantidade de calor que o sol consegue produzir por um espaço tão curto de tempo, não é mesmo? Imagina só o quanto de energia ele não já gerou por todos esses anos no qual ele existe.
Mesmo que estejamos acostumados com ele todos os dias, acabamos não dando o devido valor ou simplesmente não reparando nos detalhes.