no ,

Qual a origem do jogo de damas?

O jogo de damas é muito popular no mundo todo. Mas você sabe qual a origem desse famoso jogo de tabuleiro?

Os jogos de tabuleiro é um método de diversão, distração e competição muito mais antigo do que imaginamos. É claro que você tem ou já jogou diversas vezes diferentes tipos desses jogos, não é mesmo? Existem colecionadores especializados só nisso.

Continua após a publicidade..

Bom, além do famoso xadrez, um dos jogos mais populares desse estilo, é o jogo de damas. Peças de cores diferentes, em um tabuleiro quadriculado e você só tem um objetivo, capturar todas as ‘pedras’ do seu adversário. Você já deve ter jogado isso muitas vezes, mas já se perguntou de onde esse jogo surgiu? Por isso hoje, vamos descobrir a origem do jogo de damas.

DAMA 1

Qual a origem do jogo?

Não é possível se rastrear ao certo qual a sua origem, já que muitos pesquisadores estão em conflitos com seu local de origem. Muitos apontam que poderia ter sido criado na França, outros indicam que teria sido na Espanha, e por aí vai.

Do que se tem realmente um dado comprovado, é que o primeiro jogo de dama — bem diferente do que é atualmente — foi encontrado durante escavações no Iraque e data de aproximadamente 3000 aC. Porém, a versão mais ‘similar’ da antiguidade com a que temos hoje foi possivelmente jogada pelos egípcios em um período que se data de 1400 aC e continuou da maneira do antigo Egito por muito tempo. Um francês modernizou o jogo, colocando a quantidade de peças e o tabuleiro quadriculado por volta dos anos 1100 dC.

Continua após a publicidade..

Apesar de todas essas adições ao jogo, as regras só foram criadas em meados de 1700 e o primeiro campeonato de damas só ocorreu em 1840.

Hoje em dia, o jogo de damas é jogado de diferentes maneiras no mundo todo, e muito foi se mudando e adaptando de acordo com o passar dos anos e das culturas que foram se ambientando junto ao jogo. Um dos exemplos mais nítidos, é que em seu estado mais antigo, a captura das peças era opcional, igualmente é no xadrez.

Continua após a publicidade..

Leia também: 10 curiosidades sobre a Coreia do Sul

DAMA 2

Benefícios do jogo de damas

O jogo é um entretenimento muito divertido e se destaca por ser um jogo prático e manual que se mantém vivo mesmo em um mundo cheio de telas como atualmente. Alguns estímulos são desenvolvidos durante uma competição de damas, seja casualmente ou profissionalmente.

O jogo de damas treina o pensamento rápido e lógico, o olhar estratégico, desenvolve a confiança, a inteligência e agilidade, além de ser um meio de se distanciar do celular um pouco, é claro.

É claro que todos nós sabemos que existem sim jogos de damas como muito outros de tabuleiro no formato digital, além de podermos jogar com o amigo, também é possível jogar com um inteligente artificial. Mas eu particularmente não acredito que seja a mesma coisa, pelo menos não acho que estimule tanto os nossos sentidos estratégicos, já que a maioria normalmente deixa os caminhos ‘duplos’ trilhando assim que clicamos na peça.

Mas se para você é a melhor maneira de joga, ou talvez você não tenha um tabuleiro físico aí perto, então é muito valido também. Mas caso você tenha a opção entre escolher um físico e um digital, eu recomendo que você escolha o físico, tudo faz parte dos estímulos, seja arrumar as peças, retirar as peças, absolutamente tudo pode fazer bem para a sua mente.

Leia também: As 11 Melhores Curiosidades Sobre Animes

jogo de damas

Bom, realmente muito interessante todos os processos e evoluções que um jogo tão simples já passou, não é mesmo? Sigo afirmando que após entrarmos em contato quase diário com certas coisas, acabamos esquecendo que elas podem possuir um grande significado.

Já havia imaginado que o jogo de damas havia passado por todos esses processos antes de chegar ao que conhecemos hoje?

Você sabia qual era a origem do jogo de damas? Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

LOBO 2

Por que os lobos uivam durante a noite?

CROACIA CAPA

Croácia: 10 curiosidades sobre o país