A internet está cheia de pedidos românticos de casamento, certo? Durante um passeio dos sonhos ou um momento propício, alguém se ajoelha e mostra a aliança. Preciso admitir que perco horas na internet vendo esses pedidos, cada um mais romântico — e inusitado — do que o outro.
Da mesma forma, durante a cerimônia de casamento, o casal troca as alianças e faz seus votos de amor eterno. Mas você já parou para pensar qual é a origem desse gesto das alianças e o que elas significam? Bom, é isso que vamos descobrir hoje, vamos lá?
A origem da aliança de casamento
Até onde se tem conhecimento, os egípcios foram os primeiros povos a usar alianças de casamento. É claro que era totalmente diferente da que conhecemos hoje, naquela época elas eram feitas a partir de fibra de junco.
Existe um significado incrivelmente mistico para essa tradição. Os egípcios acreditavam que a aliança por ser circular significava o infinito por não existir nem começo e nem fim da circunferência, essa forma também era relacionada ao sol e a lua que eram muito glorificados nas suas religiões.
Além disso, eles usavam a aliança no quarto dedo da mão, onde eles acreditavam que existia uma conexão direta com o coração.
Os gregos também adotaram a essa tradição e passaram a usar como simbolo de amor e união. Os primeiros modelos eram feitos de couro e ossos, e logo depois sugiram os anéis de ferro, prata e ouro, algumas tinham a representação de Eros. E desde então os anéis começaram a ser feitos de ouro e alguns passaram até a ser personalizados — dependendo de quão rico o casal fosse.
Quando a idade média chegou, novas inovações para esse item também foram agregadas, então pedras preciosas foram adicionadas as alianças. E pode se dizer que os outros anéis que surgiram e chegaram até os dias atuais são belas remontagens desses que nasceram na antiguidade.
Leia também: 10 curiosidades sobre os Beatles
Qual a primeira aliança de casamento que se tem registro?
Bom, é extremamente difícil saber qual foi exatamente o primeiro anel criado em toda a história da humanidade, até por eles serem feitos de materiais que obviamente não resistiria por muitos anos. Mas existe um ditado popular muito famoso que diz que os diamantes são eternos, não é mesmo?
Então como essas pedras preciosas resistem bem ao passar do tempo, pode sim ser traçado a data da origem da aliança de casamento com diamante mais antiga que já existiu.
Primeiro, é importante dizer que o primeiro anel de diamante foi encontrado em Roma e data-se de 100 dC, por seu ‘acabamento’ é possível perceber que o que se destacava naquela época era a dureza da joia. E já o primeiro anel de casamento feito de diamante data-se do ano 1400, e foi deixado por uma viúva em seu testamento.
Alianças nos dias atuais
Apesar de antigamente as alianças serem utilizados com maior frequência apenas pelas mulheres, hoje em dia usar essas joias é um dever de ambos os membros do relacionamento. Eles representam todo o amor e respeito que uma pessoa tem pela outra, além de todos os votos de união que eles trocaram em sua cerimônia de casamento.
As alianças são usadas nos casamentos de religiões católicas, luterianas e anglicanas.
Leia também: Como As Emissoras de TV Ganham Dinheiro?
Incrível como um objeto que é tão popular hoje em dia possa ter sido originado há tantos séculos atrás, não é mesmo? Além de ter ganhando novas formas e técnicas, as alianças também foram renovando seus significados em diferentes culturas e épocas em que elas iam sendo adaptadas.
Bom, lembrando que você pode usar uma aliança ou anel de compromisso/amizade e ressignificar ele da maneira que você achar melhor, certo?