Você já leu um mangá? Bom, como a cultura oriental é muito forte em nosso país e continente, isso com toda certeza é provável. Você já viu algum anime ou leu algum quadrinho originário de lá e talvez nem soubesse disso.
Como o mercado nerd nunca para de crescer, é bem óbvio que seus itens também jamais saíram das tendências. Com isso, você provavelmente já deve ter lido um mangá, manhua ou manhwa — eu, com certeza, já li vários — por isso hoje, vamos entender qual a diferença desses termos para você não se confundir mais, vamos lá?
De onde vem o mangá, manhwa e o manhua?
Primeiro, para contextualizar sobre o que estamos falando, todos esses três termos são usados para descrever histórias em quadrinhos ou graphic novels.
Falando mais diretamente sobre a origem deles, o mangá vem do Japão e já o Manhwa da Coreia, e ambas palavras são derivadas de Manhua, uma palavra chinesa que quer dizer ”desenho improvisado”.
Mangá
O mangá se diferencia bastante por ser publicado em preto e branco, e por sua leitura ser feita da direita para a esquerda. Muito diferente do jeito mais tradicional de leitura.
Com a explosão de sua popularidade, ele passou de ser publicado apenas no japonês e agora é traduzido para os mais diversos idiomas.
Leia também: Hidra de Lerna: A origem do terrível monstro mitológico
Manhwa
O manhwa veio se tornar mais popular no final dos anos 2000 e começo de 2010, apesar de já estar sendo publicado a anos antes disso.
Algumas séries famosas são publicadas para o inglês, mas sua popularidade não chega a ser comparada com a dos mangás. Originalmente publicados em coreano, os manhwa são escritos da esquerda para a direita, assim como os livros mais ‘tradicionais’.
Existem também os webtoons, muito populares no Brasil, que nada mais é que um manhwa ilustrado e disponível em formato digital. Muitos doramas são baseados em webtoons que se tornam famosos internacionalmente.
Manhua
Publicados desde o começo do século XX, o manhua está se popularizando bastante nesses últimos anos. E também se diferencia do mangá por ser publico colorido ao invés de preto e branco.
Normalmente eles são escritos para contar histórias sobre política, crianças ou ação. Inclusive o primeiro manhua publicado era uma crítica a política e guerra que estavam acontecendo naquela época.
Leia também: Como a neve se forma nas nuvens?
Como podemos perceber, muitas coisas como gráfico, forma de publicação e leitura podem ser notadas como as principais diferenças entre o mangá, o manhwa e o manhua. É claro que para os olhos mais atentos, é possível perceber mais do que apenas essas diferenças, mas caso você ainda se confundisse, aí está uma simplificação para você.
É super comum se confundir, mas também é importante lembrar que não é a mesma coisa, certo? Depois que você começa a notar, diferenças começam a ser um tanto chamativas. Mas você também não tem obrigação de saber tudo, apenas leia o que você gosta e seja feliz.