Praticar exercícios é uma das melhores maneiras de manter o corpo em forma, não importa quando você o faz. No entanto, existem alguns benefícios em se exercitar pela manhã que poucas pessoas parecem conhecer.
Quando se trata de atividades físicas, a melhor hora do dia para iniciar uma sessão de exercícios é simplesmente aquela em que você consegue malhar de forma consistente. Dito isto, o momento “certo” depende de fatores como sua preferência, estilo de vida e características corporais. Ainda assim, os exercícios matinais têm alguns benefícios bem particulares.
Ao longo deste artigo, você vai descobrir que, quando seu corpo está bem descansado após uma boa noite de sono, ele tende a estar mais bem preparado para a prática de exercícios do que no fim do dia.
Os benefícios de praticar exercícios logo pela manhã
Se você ainda está em dúvida sobre as vantagens de iniciar uma rotina de exercícios matinais, considere os seguintes benefícios:
Menos distrações: Logo pela manhã, você ainda não começou a lidar com a lista de tarefas do dia, sem falar que também é menos provável que você receba chamadas, mensagens de texto e e-mails. Dito isto, o fato é que, com menos distrações, é mais provável que você prossiga com suas atividades físicas de maneira adequada.
Temperaturas mais amenas: Especialmente no verão, praticar exercícios pela manhã tende a ser mais confortável, já que o período mais quente do dia costuma ser das 10h às 15h. De fato, é recomendado evitar exercícios ao ar livre durante este período, já que a exposição prolongada ao sol pode provocar doenças de pele.
Flutuações hormonais aprimoradas: Praticar exercícios pela manhã também pode ser melhor para as flutuações hormonais do corpo. Desse modo, se você tem um ritmo circadiano saudável, seu corpo pode estar mais preparado para se exercitar neste momento.
Suporte para perda de peso: Praticar exercícios pela manhã também pode ser bom para perder peso, de acordo com um estudo de 2015 publicado no periódico EBioMedicine. No estudo, os pesquisadores descobriram que a queima de gordura através de atividades físicas tende a ser maior pela manhã, especialmente antes do café da manhã.
Praticar exercícios durante a noite também tem seus benefícios
Geralmente, malhar pela manhã é melhor porque é bem mais fácil se comprometer e terminar as atividades antes que as responsabilidades do dia possam atrapalhar. Na parte da noite, muitas pessoas se sentem cansadas depois de um dia inteiro no trabalho ou na escola, então pode ser difícil encontrar motivação ou tempo para praticar exercícios.
Malhar à noite também pode aumentar a energia, dificultando o adormecimento, mas isso não quer dizer que os treinos noturnos não tenham seus benefícios, como sugere o Healthline. Possíveis vantagens incluem:
- Temperatura corporal mais alta: A temperatura do corpo humano costuma ser mais alta por volta das 16h00 às 17h00 o que pode ser ideal para algumas atividades, já que os músculos estarão mais aquecidos;
- Maior força e resistência: Em comparação com a manhã, a força e a resistência são maiores à tarde;
- Mais amigos de treino: Pode ser mais fácil encontrar parceiros de treino no fim do dia.
- Alívio de estresse: Após um longo dia, os exercícios podem ajudá-lo a relaxar e desestressar.
Além disso, diferentes horários do dia podem ser melhores para diferentes tipos de exercícios. Por exemplo, uma caminhada pode ser ideal pela manhã, enquanto uma rotina de ioga relaxante pode ser mais eficaz durante a noite.
Uma palavra final
Se você está procurando iniciar uma rotina de exercícios, considere os exercícios matinais. Dessa forma, os primeiros exercícios o ajudarão a começar o dia com mais energia, foco e otimismo. Além disso, depois de um treino matinal, é mais provável que você coma de forma saudável e seja ativo ao longo do dia.
Leia Também: Como é o ciclo de vida de um beija-flor?
Leia Também: Quem inventou o pão?
Ainda assim, tenha em mente que, apesar desses benefícios, não há um momento especificamente “correto” para se exercitar. Na prática, o melhor momento é simplesmente aquele que você pode manter por um longo prazo. Portanto, não deixe de praticar exercícios, independente do horário!
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉