À primeira vista, é fácil perceber que o vôlei de quadra é um esporte jogado por doze jogadores em um ambiente indoor, enquanto que a sua versão de praia é jogada por quatro jogadores em solo arenoso. No entanto, essas não são as únicas diferenças entre o vôlei de quadra e o vôlei de praia.
De fato, algumas pessoas chegam a dizer que eles são esportes completamente diferentes, apenas com nomes semelhantes. Pensando nisso, decidimos listar abaixo as principais diferenças entre esses dois esportes que, embora apresentem características distintas, conseguem ser igualmente emocionantes.
Superfície de jogo e tamanho das equipes diferenciam o vôlei de praia do vôlei de quadra
Além de ambos os esportes serem praticados em superfícies feitas de materiais diferentes, essas áreas de jogo também possuem medições distintas. O vôlei de praia é jogado em uma área que deve medir 16 m por 8 m. Já o vôlei de quadra é disputado em uma quadra um pouco maior, com 18 m de comprimento por 9 m de largura.
Além disso, no vôlei de praia, há uma única linha no meio onde está a rede. No vôlei de quadra, por outro lado, existem linhas adicionais a três metros da rede, conhecidas como linhas de ataque. Basicamente, ela serve para que o jogador que for atacar do fundo (defesa), não seja confundido com o da frente (ataque), pois quem vem do fundo para atacar não pode pisar na linha dos três metros.
Quanto ao tamanho dos times, no caso do vôlei de quadra, há seis jogadores em cada equipe que, por sua vez, podem ser substituídos ao longo da partida. No vôlei de praia, por outro lado, há apenas dois jogadores em cada equipe e não há suplentes.
Por conta disso, se um dos jogadores em uma partida de vôlei de praia se machucar, ele poderá receber até cinco minutos de tratamento médico. Se após esse período ele não conseguir se recuperar, a vitória é automaticamente concedida ao outro time.
Bolas e sistema de pontuação do vôlei de praia também são diferentes da versão de quadra
A bola utilizada em cada um desses esportes é provavelmente a diferença que a maioria das pessoas desconhece. Embora a bola possa parecer a mesma para ambos os esportes, há algumas diferenças sutis. As bolas do vôlei de praia, por exemplo, absorvem melhor a umidade e normalmente apresentam cores mais vivas e brilhantes, enquanto as bolas de vôlei de quadra possuem cores mais claras e foscas.
O sistema de pontuação é outra diferença fundamental entre ambas as modalidades. Na versão de quadra, o jogo é disputado em até cinco sets, sendo que os quatro primeiros são disputados até que uma equipe chegue aos 25 pontos. A primeira equipe a ganhar três sets vence a partida.
Se cada time vencer dois sets, as equipes jogam um set final (tiebreaker) até que uma delas chegue aos 15 pontos. No entanto, é preciso ter em mente que a pontuação final de cada set pode ser um pouco maior em alguns casos, visto que a equipe líder precisa estar obrigatoriamente dois pontos à frente do adversário.
No caso do vôlei de praia, são disputados até três sets, sendo que cada set é jogado até 21 pontos. A primeira equipe a ganhar dois sets vence a partida. Se houver empate após dois sets, o terceiro dura até 15 pontos e, assim como ocorre na versão de quadra, a equipe líder precisa estar dois pontos à frente.
Rotação de jogadores também difere
No vôlei de praia, não há rotação, de modo que os jogadores podem jogar em qualquer posição na área de jogo. Entretanto, este não é o caso do vôlei de quadra.
Na versão de quadra, os seis jogadores em cada equipe precisam fazer um rodízio antes de jogar cada ponto. Antes de sacar, cada jogador precisa estar em posição e, uma vez que a bola estiver em jogo, os jogadores poderão se mover livremente.
Leia Também: Por que algumas crianças fazem xixi na cama?
Leia Também: O que pode ocasionar a morte súbita de atletas?
Por último, não podemos deixar de citar que as roupas também são diferentes entre o vôlei de praia e a versão de quadra. A diferença mais notável é que, na versão de praia, as mulheres costumam usar biquínis ou algum outro traje de banho.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉