Na maior parte do mundo, o Dia de São Valentim, também conhecido como o Dia dos Namorados ou Valentine’s Day, é comemorado dia 14 de fevereiro, celebrando não só o santo mas também o amor compartilhado entre as pessoas.
É claro que atualmente, o Dia dos Namorados é uma grande jogada de marketing de várias empresas para conseguir um número maior de vendas, porém, essa tradição remota de tempos bem mais antigos, surgindo com o santo. E é por isso que hoje, nos vamos falar o motivo de São Valentim ser relacionado aos namorados, vamos lá?
Quem foi São Valentim?
São Valentim foi um médico e padre que viveu no século III e faleceu como mártir. Viveu em Roma por toda a sua vida e foi reconhecido como santo pela Igreja Católica.
Não se sabe muito da vida desse santo, apenas depois dele ter destaque como o ”santo dos namorados” que sua história passou a chamar atenção. No entanto, ele ficou bastante conhecido por seus milagres e por evangelizar.
Leia também: 5 artistas que morreram no auge de suas carreiras
Por que São Valentim é relacionado com o Dia dos Namorados?
Na época em que esse santo vivia em Roma, o imperador Cláudio Gótico, também conhecido como Cláudio II, proibiu que casamentos acontecessem durante seu império. Ele acreditava que os homens solteiros e sem família faziam um desempenho melhor como soldados, já que existia um apego emocional a ninguém.
Porém, mesmo contra a vontade desse imperador, São Valentim casou vários jovens casais escondidos, além de fortificar os laços de amor entre eles, também evitava que os maridos fossem mandados para a guerra — e muito provavelmente chegassem a falecer por lá.
Ele foi preso pelo imperador, e logo depois decapitado após recusar desistir da fé cristã e adorar os deuses Romanos.
Leia também: Novelas brasileiras que passaram no exterior
Como já dito anteriormente, essa data comemorativa virou proporcionalmente colossal por causa do marketing e das altas demandas de mercado, mas como podemos ver a história por trás disso é bem diferente.
Bom, se você estiver nos Estados Unidos ou em outro país do mundo que comemora essa data em fevereiro, tenho certeza que já notou a mudança rápida dos mercados para esse evento, não é mesmo?