Não há dúvidas de que uma das principais características dos tomates é a cor vermelha brilhante que eles apresentam. No entanto, quando ainda estão se desenvolvendo no tomateiro, eles não são tão vistosos como quando estão maduros. Em vez disso, eles são verdes.
Dito isto, a pergunta que fica é: por que os tomates crescem verdes no tomateiro e só ficam vermelhos quando estão maduros e prontos para comer?
A razão pela qual os tomates ficam vermelhos quando estão maduros
De acordo com o The Independent, toda essa transformação acontece por causa de dois pigmentos que os tomates usam para a sua fotossíntese: clorofila e licopeno.
Na prática, a clorofila é verde, enquanto que o licopeno é vermelho. Dito isto, quando os tomates começam a crescer, eles contêm principalmente clorofila em sua composição, o que confere aos tomates a cor verde que você vê quando eles ainda estão presos no tomateiro. No entanto, à medida que amadurecem, uma mudança começa a acontecer.
Conforme o tempo de colheita se aproxima, a clorofila começa a se dissolver e o licopeno passa a assumir o controle. Você pode observar esse processo se desenrolar a partir da casca do tomate, pois a coloração vermelha do licopeno lentamente o deixa com tons avermelhados cada vez mais fortes.
É tudo culpa do gás etileno
Durante os estágios iniciais de amadurecimento, os tomates começam a produzir um gás químico inodoro, insípido e invisível chamado etileno. De um modo geral, o etileno é um gás responsável pela maturação de frutas, funcionando como um hormônio que é produzido a partir das células e se faz presente em toda a estrutura do fruto, desde a casca até seu interior.
No caso dos tomates, é exatamente o gás etileno o grande responsável por desencadear o processo de amadurecimento que libera o licopeno e confere a famosa cor vermelha a esses frutos.
Curiosamente, além de ficarem vermelhos, os tomates também ficam mais suaves à medida que seus níveis de açúcar aumentam e seus níveis de ácido caem, deixando-os prontos para a venda e consumo.
Uma palavra final
É importante destacar que, embora possa levar meses para que o tomate cresça, o processo de amadurecimento costuma ocorrer durante um curto período de tempo. É por isso que a maioria dos agricultores preferem colher tomates quando ainda estão verdes no tomateiro.
Como os tomates são muitas vezes enviados para mercados a centenas de quilômetros de distância, eles também podem ser tratados com gás etileno para iniciar o processo de amadurecimento antes que cheguem aos mercados.
Leia Também: O que é o permafrost?
Leia Também: Por que é necessário trocar o óleo do carro?
Um outro fato curioso é que nem todos os tomates ficam vermelhos na mesma proporção. Na verdade, pesquisadores já descobriram que variedades menores, como os tomates-cereja, tendem a amadurecer mais rápido do que as variedades maiores.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉