O início de um treino físico costuma ser a parte mais fácil. Depois de vestir suas melhores roupas esportivas e dar o play numa playlist revigorante, você pode se sentir invencível ao iniciar sua rotina de exercícios. No entanto, não vai demorar muito até o cansaço muscular marcar presença. Dito isto, a pergunta que fica é: por que os músculos ficam cansados quando fazemos exercícios?
Embora possa ser irritante, a fadiga muscular repentina não é motivo para preocupação. Na verdade, é simplesmente um subproduto da maneira como seu corpo usa a energia.
Trifosfato de adenosina explica por que os músculos ficam cansados durante exercícios
De acordo com Livestrong, quando os músculos são submetidos a um estresse através de exercícios intensos, a principal resposta neural do corpo é recrutar fibras musculares para dar conta da tarefa. O problema é que essas fibras se cansam muito rápido.
É exatamente por conta disso que entra em cena o trifosfato de adenosina (ATP), que age como a principal fonte de energia dos tecidos musculares. Durante exercícios físicos intensos, os músculos se exercitam anaerobicamente, usando os estoques de glicogênio para fabricar moléculas de ATP que, por sua vez, fornecem a energia que eles precisam para se contrair e funcionar adequadamente.
O problema é que, à medida que o glicogênio acaba, os músculos ficam com pouco ATP. Consequentemente, a capacidade de contração cai significativamente e o cansaço bate forte.
Trifosfato de adenosina também tem a ver com a resistência muscular
Curiosamente, o trifosfato de adenosina também explica por que uma pessoa consegue resistir a uma corrida de uma hora, mas não consegue dar continuidade a um treinamento de peso por mais de alguns minutos. Basicamente, isso tem a ver com o estresse exercido sobre os músculos.
Na prática, levantar pesos coloca muito mais estresse sobre os músculos do que correr, andar de bicicleta ou praticar outros tipos de exercícios aeróbicos. Por conta disso, seus estoques de trifosfato de adenosina se esgotam antes mesmo que o corpo tenha a chance de aumentá-los.
No fim das contas, é exatamente por isso que é mais cansativo correr 100 metros com toda a intensidade do que correr cinco vezes essa distância em um período de tempo mais longo.
Uma palavra final
Para finalizar, é importante mencionar que o restabelecimento da energia depende de qual sistema foi usado durante a atividade física. Por exemplo, se o exercício envolveu o sistema ATP-CP, que produz energia a partir dos compostos armazenados nas células, a recuperação total pode acontecer entre um espaço de cinco e dez minutos.
Leia Também: Por que os gatos têm pupilas verticais?
Leia Também: Por que os celulares dobráveis ainda não são populares?
Ainda assim, tenha em mente que a pessoa em questão precisa estar em repouso total para recarregar sua energia adequadamente. Além disso, outros fatores devem ser considerados, como as próprias condições físicas gerais.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉