no ,

Por que os mosquitos transmitem tantas doenças?

Da malária à dengue e ao vírus Zika, veja por que os mosquitos podem transmitir tantas doenças diferentes.

Mosquitos transmitem doenças
Foto: Pixabay

Você já deve ter percebido que existe uma longa lista de doenças e patógenos que podem ser transmitidos por mosquitos, como malária, dengue, chikungunya e Zika. No entanto, a pergunta que fica é: como esses insetos voadores tão pequenos podem ser responsáveis por tantas infecções?

Pois bem, ao longo deste artigo, você vai entender que, como muitos já poderiam desconfiar, acontece que as “tendências vampíricas” dos mosquitos são em grande parte as principais responsáveis pela disseminação de tantas doenças.

Foto: Pixabay

Os mosquitos transmitem doenças porque entram em contato com o sangue de várias pessoas

De um modo geral, os mosquitos transmitem tantas doenças porque costumam beber sangue e, ao fazer isso, ingerem micróbios e podem passá-los diretamente para a corrente sanguínea de várias pessoas. Eles também são muito móveis e podem se deslocar por quilômetros, o que permite que eles não encontrem dificuldades para localizar novos focos de sangue e espalhar doenças no processo.

No entanto, é importante deixar claro que, na verdade, é com os mosquitos fêmeas que realmente temos que nos preocupar, já que são eles os que ingerem sangue para fornecer a nutrição necessária para o desenvolvimento de seus ovos.

Curiosamente, nem todos os mosquitos são necessariamente bons para transmitir doenças, mas para o nosso azar, aqueles que evoluíram para viver mais perto dos humanos são mestres nisso.

Algumas dessas espécies até desenvolveram uma preferência por se alimentar do sangue de humanos em relação ao sangue de outros animais. De fato, aqueles que picam os humanos se tornaram tão bons em tirar nosso sangue que muitas vezes nem sequer percebemos.

Foto: Pixabay

Engenhosidade desses insetos também deve ser levada em consideração

Vale destacar que alguns mosquitos preferem se alimentar do nosso sangue à noite, quando estamos dormindo. Outros, aqueles que picam durante o dia ou no início da noite, têm produtos químicos em sua saliva que permitem que eles façam o serviço sem que percebamos imediatamente.

Com todos esses artifícios em mãos, o fato é que os mosquitos podem obter sua refeição e espalhar organismos causadores de doenças antes mesmo que a coceira começar a se manifestar, o que é algo bastante ruim quando se trata da prevenção contra esses seres nada amigáveis.

Foto: Pixabay

Mudanças climáticas também contribuem para a disseminação de doenças pelos mosquitos

Além de tudo o que já foi citado, as mudanças climáticas também são, pelo menos parcialmente, responsáveis por onde os mosquitos se proliferam e pelas doenças que eles transmitem. No passado, por exemplo, o Aedes aegypti não se estabelecia em certas regiões, mas as mudanças climáticas promoveram a sua expansão para esses locais.

No fim das contas, toda essa mudança no “mapa de alcance” dos mosquitos também acaba sendo acompanhada pela introdução dos vírus que esses insetos carregam dos respectivos territórios que visitam.

Considere o chikungunya, um vírus que causa dores debilitantes nas articulações e que infectou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo em 2014. Originalmente, ele surgiu na África, mas se espalhou rapidamente no Caribe e nas Américas Central e do Sul, e até mesmo atingiu os Estados Unidos.

Leia Também: Qual a importância da existência dos mosquitos?
Leia Também: Quais são os animais mais rápidos do mundo?

Também não podemos nos esquecer que, por ser um país tropical, o Brasil acaba servindo como um lugar muito acolhedor para os mosquitos, já que conta com um clima quente em praticamente todas as estações. Por conta disso, torna-se necessária a adoção de protetores e repelentes para manter os mosquitos o mais longe possível do contato humano.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Por que achamos estranho ouvir a nossa voz gravada?

Por que algumas pessoas ficam tristes no dia do aniversário?