no

Por que os ingleses adoram tomar chá?

Tomar uma boa xícara de chá é a resposta dos ingleses a todas as situações, desde aniversários até o recebimento de más notícias.

No Brasil, tomar chá é algo que costuma ser associado aos dias frios de inverno ou ao tratamento natural de certas doenças. Para os ingleses, no entanto, o chá está totalmente entrelaçado na vida cotidiana. De fato, muitos deles acreditam firmemente que nenhuma tarefa pode ser realizada sem uma boa xícara da bebida.

Continua após a publicidade..

Curiosamente, alguns chegam a medir até mesmo duração de uma tarefa por quantas xícaras da bebida são necessárias para terminá-la. Por exemplo, pintar uma parede pode levar três xícaras, enquanto fazer uma pesquisa para sua tese pode levar mais cinco.

Para se ter uma ideia, os ingleses bebem cerca de 100 milhões de xícaras de chá todos os dias. Isso é quase 36 bilhões de xícaras por ano, divididas entre homens, mulheres e crianças (isso mesmo, eles começam a tomar chá desde cedo).

Mas, afinal de contas, o que há por trás de todo esse fascínio dos ingleses pelo chá? É isso o que vamos tentar descobrir ao longo deste artigo!

Continua após a publicidade..

A curiosa relação dos ingleses com o chá

De um modo geral, os historiadores acreditam que todo esse fascínio dos ingleses pelos chás começou no século XVII, quando Catarina de Bragança chegou de Portugal e se casou com o rei Carlos II, trazendo consigo o hábito de tomar a bebida várias vezes ao dia.

Continua após a publicidade..

Eventualmente, o hábito de Catarina fez com que os outros nobres seguissem o exemplo, de modo que até a Companhia Britânica das Índias Orientais começou a importar muito mais chá de suas colônias no Extremo Oriente, onde as ervas já eram cultivadas por milhares de anos. Com uma maior oferta, o preço do produto caiu e, de repente, todos os britânicos passaram a ter o hábito de tomar chá.

Vale destacar que o chá se tornou uma das poucas experiências na Grã-Bretanha capaz de atravessar as divisões de classe social, raça, etnia e níveis de renda. Depois de séculos de ritual, a tradição continua firme e forte até os dias de hoje.

Por que os ingleses tomam chá com leite?

Um detalhe interessante é que, segundo o UK Tea Council, aproximadamente 98% dos ingleses tomam chá com leite. Uma das possíveis razões por trás disso é que o leite reduz o amargor das ervas e deixa a bebida bem mais delicada e cremosa. No entanto, tudo isso pode ter começado de uma maneira bem diferente.

Os chás são tradicionalmente preparados em uma chaleira e servidos em xícaras individuais. A maioria dos ingleses do século XVII, entretanto, não tinha dinheiro para comprar porcelana fina, sem falar que as xícaras de baixo valor muitas vezes se despedaçavam com o calor da bebida fervente.

Eventualmente, o leite passou a ser adicionado primeiramente às xícaras para diminuir o calor do chá quente e manter as xícaras intactas. Aparentemente, muitas pessoas começaram a gostar do sabor e a tradição continua até hoje.

Uma palavra final

A antropóloga britânica Kate Fox, autora do livro “Watching the English”, observa que o leite no chá também fornece pistas sociais sobre o curioso sistema de classes sociais da Grã-Bretanha no passado. Por exemplo, colocar açúcar no chá era considerado por muitos como um indicador da classe baixa.

Leia Também: Qual criatura era a Besta de Gévaudan?
Leia Também: Por que as noites sem nuvens são mais frias que as noites nubladas?

No fim das contas, o fato é que mais de 300 anos após a chegada de Catarina de Bragança em terras britânicas, o hábito de tomar chá permanece completamente vivo entre os britânicos.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

qual criatura era a besta de gevaudan

Qual criatura era a Besta de Gévaudan?

quem inventou a bicicleta

Quem inventou a bicicleta?