Olhe para um gato por tempo suficiente e você provavelmente vai notar o animal fechando os olhos bem levemente por um breve momento. Embora seja comum, o piscar lento é um hábito desconcertante, mesmo para os padrões nada convencionais desses animais. Dito isto, a pergunta que fica é: por que os gatos piscam lentamente para os seus donos?
Bem, embora os especialistas em animais não possam responder a essa pergunta de forma conclusiva, piscar lentamente é provavelmente uma coisa boa, como analisaremos ao longo deste artigo.
Desvendando a forma como os gatos piscam lentamente
Em conversa com o site Inverse, Mikel Delgado, pesquisador de felinos da Escola de Medicina Veterinária Davis da Universidade da Califórnia, disse que os gatos costumam expressar emoções negativas ao evitar o contato visual. Em outras palavras, isso quer dizer que se eles estiverem com medo ou se sentirem ameaçados, eles não ficarão olhando para algo.
Com isso em mente, podemos dizer que, se os gatos estão focados em algo sem piscar, é provável que estejam se sentindo desconfortáveis de alguma forma. Portanto, uma maneira de os gatos manterem contato visual sem sinalizar que você está prestes a ser atacado é piscando.
Curiosamente, esse não é um movimento reflexivo. Estudos indicam que os gatos piscam de maneiras diferentes, fechando os olhos e abrindo-os em ritmos e formas diferentes. No fim das contas, isso sugere que, embora possa não ser exatamente uma expressão de amor, é provavelmente um sinal de contentamento.
Basicamente, se um gato se sente confortável perto de um humano, piscar lentamente os olhos é uma indicação de que ele não precisa monitorar você como uma possível ameaça.
Os gatos são mais propensos a se aproximar de pessoas que também piscam lentamente
Um estudo recente mostrou que, quando as pessoas replicam o gesto e também piscam lentamente, isso as torna “mais atraentes” para o gato para o qual estão sorrindo, o que faz com que o animal seja mais propenso a se aproximar.
O estudo foi liderado por Karen McComb, cientista do comportamento animal da Universidade de Sussex. Para testar se o piscar lento servia como algum tipo de comunicação que poderia cruzar a barreira das espécies, McComb e sua equipe conduziram dois experimentos.
Primeiro, eles estudaram 21 gatos em 14 casas diferentes no Reino Unido. Os pesquisadores fizeram os donos dos animais sentarem a um metro de distância e piscarem lentamente para seus gatos As câmeras capturaram as reações dos bichanos às ações e revelaram que os gatos eram mais propensos a piscar lentamente para os donos que piscavam para eles em comparação com os donos que não piscavam.
No segundo experimento, a equipe de McComb analisou 18 gatos de oito famílias. Em vez de fazer os donos piscarem lentamente para os gatos, os pesquisadores (que não eram familiares aos gatos) piscaram e lentamente estenderam as mãos em direção aos animais.
Ao fim desse segundo teste, eles descobriram que os gatos eram mais propensos a se aproximar da mão estendida de um estranho quando a pessoa em questão piscava lentamente para eles, diferentemente do que ocorria quando os pesquisadores adotavam uma expressão neutra; ou seja, o estudo produziu evidências de que os gatos veem o piscar lento dos humanos de uma forma positiva.
Uma palavra final
Piscar lentamente parece ser um indicador de emoção positiva em gatos, de modo que as descobertas recentes feitas nesse sentido podem ser usadas para avaliar o bem-estar dos gatos em uma variedade de ambientes, incluindo clínicas veterinárias e abrigos.
Leia Também: Por que as orcas são chamadas de ‘baleias assassinas’?
Leia Também: Por que os camaleões mudam de cor?
Ainda assim, é importante deixar claro que não são apenas os gatos que estreitam o olhar quando estão felizes: outros mamíferos (incluindo cavalos, vacas, ovelhas e cães) fazem o mesmo durante atividades que os deixam relaxados, principalmente aquelas que envolvem alimentação, limpeza e brincadeiras.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉