no ,

Por que os fornos de micro-ondas fazem tanto barulho?

Fornos de micro-ondas totalmente silenciosos seriam muito mais complexos e caros de produzir.

Fornos de micro-ondas
Foto: Pixy

De certo modo, parece que vivemos em uma era de constante melhorias em que as pessoas esperam que tudo em suas vidas seja mais rápido, mais inteligente, mais forte e mais eficiente. No entanto, essa luta comum por melhorias parece ter deixado de lado alguns itens importantes, como os amados fornos de micro-ondas.

Para ser mais específico, você já percebeu como o seu micro-ondas sempre faz barulho? Em um mundo onde até os carros híbridos podem se mover tão silenciosamente como ninjas, alguém poderia pensar que seria interessante deixar os fornos de micro-ondas menos barulhentos, mas até agora este aparelho que zumbe e vibra não passou por uma grande reformulação.

Dito isto, a pergunta que fica é: por que fornos de micro-ondas fazem tanto barulho? Bem, para entender o que há por trás de todo esse ruído, precisamos compreender primeiramente como funcionam esses eletrodomésticos.

Foto: Wikimedia Commons

Como funcionam os fornos de micro-ondas?

Embora o poder do micro-ondas de aquecer alimentos em poucos instantes muitas vezes pareça ser uma ferramenta moderna, você pode se surpreender ao saber que a tecnologia básica necessária para operar este aparelho é, na verdade, um pedaço do passado. Um tubo de vácuo, como o encontrado em rádios antigos, controla a corrente elétrica que flui entre os eletrodos em um espaço sem oxigênio.

O tubo de vácuo especificamente encontrado no micro-ondas é chamado de “magnetron”, servindo como a parte do aparelho que realmente aquece a comida. O segundo componente principal é o “guia de ondas”, um pequeno buraco ou parte angular da parede do micro-ondas que direciona a energia do magnetron para o alimento. O elemento final é a própria câmara, que é selada e isolada para reter as micro-ondas.

Ao contrário dos fornos comuns, que cozinham nossas refeições aquecendo a parte externa dos alimentos e, em seguida, transferem o calor para cozinhar o interior de nossas refeições, as micro-ondas nos permitem acelerar significativamente esse processo. As microondas produzidas pelo magnetron interagem diretamente com as moléculas de água presentes em nossos alimentos, cozinhando-os “por dentro”.

As micro-ondas são direcionadas ao alimento para cozinhá-lo a partir do guia de ondas e são impedidas de escapar da câmara de cozimento graças à tela de metal embutida no vidro. O comprimento das ondas é muito maior do que os pequenos orifícios na tela, o que significa que elas não podem penetrar e cozinhar seus olhos enquanto você olha faminto para a comida que está a ficar pronta.

Fornos de micro-ondas
Foto: Lisa Fotios/Stocksnap

Tá, mas por que os fornos de micro-ondas são tão barulhentos?

Muitas pessoas afirmam que o zumbido de um micro-ondas é causado pelo magnetron, mas a frequência das suas ondas é muito mais alta do que um ser humano poderia ouvir. Dito isto, o ruído que geralmente acompanha uma refeição reaquecida é, na verdade, causado pela ventoinha de resfriamento que deve soprar continuamente sobre o magnetron para evitar que ele superaqueça.

O magnetron até faz barulho em alguns modelos, mas apenas se não estiver bem preso, pois isto fará com que ele vibre contra as paredes da câmara onde está armazenado. Outros fornos de micro-ondas também contam com um exaustor que liga automaticamente sempre que o aparelho está sendo usado. Muitas vezes, isso pode ser desligado, se o ruído estiver começando a deixá-lo louco.

Vale destacar que há também um outro zumbido característico dos micro-ondas, que é causado por peças como o diodo, o capacitor e o transformador. Esses três componentes são responsáveis ​​por lidar com a energia do aparelho, provocando um verdadeiro “zumbido elétrico”.

Foto: feralindeed/Flickr

Uma palavra final

Se você ouvir outros ruídos vindos do seu micro-ondas, como rangidos, zumbidos ou tinidos, pode ser um sinal de que o magnetron está falhando ou o motor do prato giratório está ficando velho. Embora isso geralmente não impeça o micro-ondas de funcionar, vai torná-lo menos eficiente e o ruído provavelmente só vai piorar.

A maioria dos especialistas afirma que, a depender do problema, é mais barato simplesmente comprar um micro-ondas novo do que consertar um antigo, uma vez que esses aparelhos são relativamente baratos e um tanto difíceis de consertar.

Se você está determinado a encontrar um micro-ondas completamente silencioso, saiba que essa pode ser uma missão quase impossível. Os componentes que produzem os ruídos são essenciais para o funcionamento desse eletrodoméstico e, para contornar esses elementos indutores de barulho, seria necessária a produção de um aparelho bem mais complexo e muito mais caro.

Leia Também: Por que as pérolas são valiosas?
Leia Também: Os pinguins têm joelhos?

Uma vez que os fornos de micro-ondas são usados apenas alguns minutos todos os dias, sem falar que o ruído produzido costuma ser tolerável, os fabricantes desses aparelhos presumem que os clientes preferem gastar menos dinheiro e simplesmente lidar com o barulho existente enquanto esperam pelo preparo de suas refeições.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Quais cores os cachorros enxergam?

Gema do ovo cozido

Por que a gema do ovo cozido às vezes fica verde?