no

Por que os bebês se movimentam tanto dentro da barriga?

A forma como os bebês se movimentam dentro da barriga pode ajudar a formar e desenvolver seus ossos e cartilagens.

Durante a gravidez, não há nada mais emocionante para uma mãe do que sentir o seu bebê começar a se mover no útero. De fato, a forma como os bebês se movimentam dentro da barriga pode ser vista como uma maneira de saber que eles estão crescendo e ficando mais fortes.

No entanto, o que pouca gente parece sabe é que quando os bebês se movimentam, tal movimentação serve a propósitos mais complexos do que apenas nos lembrar que eles estão lá. Na verdade, eles respondem a uma necessidade do próprio desenvolvimento fetal de fortalecer seus ossos e articulações. Um estudo publicado na revista Development confirma isso.

Dito isso, vamos ver ao longo deste artigo do que se trata e como é importante para os bebês se moverem no útero.

Bebês se movimentam dentro da barriga
Foto: PxHere

Os fatores que explicam por que os bebês se movimentam tanto dentro da barriga

O já mencionado estudo na revista Development mostrou que o movimento do embrião incita as moléculas que guiam as células que formarão os ossos e as articulações para que se tornem tecidos fortes e funcionais.

Em sua pesquisa, os cientistas observaram as mudanças moleculares nas articulações de embriões de frango e camundongo, que funcionam da mesma forma em todas as espécies. Ao longo do estudo, foi observado que os embriões que não se moviam apresentavam casos de malformações ósseas e mudanças na funcionalidade dos ossos e articulações.

Acredita-se que esta é a razão pela qual os movimentos dos bebês aparecem tão cedo e espontaneamente por meio de reflexos da medula espinhal. Ao mesmo tempo, o líquido amniótico que envolve o bebê torna esses movimentos mais leves e fáceis. Dessa forma, o sistema musculoesquelético pode crescer adequadamente.

Com isso em mente, podemos dizer que os bebês se movimentam dentro da barriga para:

  • Fortalecer o sistema neuromuscular;
  • Formar e fortalecer ossos e articulações de maneira adequada;
  • Permitir que avaliemos suas atividades, pois é uma maneira fácil de verificá-los;
  • Reafirmar o vínculo afetivo entre mãe, pai e bebê.
por que os bebes se movimentam tanto dentro da barriga 2
Foto: Pixabay

As semanas em que os movimentos se intensificam

De um modo geral, os movimentos do bebê no útero começam na sétima semana de gestação. Inicialmente muito suaves, eles podem ser difíceis de notar. Somente por volta da semana 20, entre o quarto e o quinto mês, é que a mãe sentirá seu bebê se mexer com certa facilidade.

Os movimentos iniciais costumam ser muito leves, semelhantes a cócegas. Aos poucos, eles se tornarão mais intensos e constantes, até ao ponto em que a mamãe começa a sentir pequenos chutes. Quando o bebê fica mais velho, seus movimentos se tornam mais enérgicos.

Leia Também: Do que é feita a pasta de dentes?
Leia Também: Quais os benefícios da prática de artes marciais para crianças?

Geralmente, quando uma mãe sente seu bebê se mexer, ela sente movimentos de braços e pernas, sucção e deglutição, soluços, alongamentos, bocejos e rotação. Além disso, ultrassons modernos mostram que os bebês podem sorrir e até chorar dentro do útero.

Esses movimentos mais complexos costumam ser mais intensos entre as semanas 28 e 34. Após este período, eles diminuirão um pouco devido à falta de espaço no útero, mas, ainda assim, a mãe sempre os sentirá.

por que os bebes se movimentam tanto dentro da barriga 3
Foto: Pixabay

Estimulando os movimentos do bebê

Os bebês geralmente são muito ativos à tarde e à noite, especialmente quando a mãe está descansando. Seus movimentos podem ser mais constantes em momentos específicos e, embora possam ser irritantes em alguns casos, eles permitem que você saiba que seu bebê está bem.

Se você está tentando fazer com que o seu bebê se movimente mais, você pode acordá-lo e estimulá-lo levando em consideração algumas recomendações:

  • Sente-se, relaxe e aproveite a conexão. Depois, você pode acariciar sua barriga e falar com ele;
  • Coma um doce ou um pouco de chocolate, pois a glicose estimula seus movimentos;
  • Coloque para tocar uma música suave no ambiente, pois isso incentivará o bebê a se mover;
  • Inclua seu parceiro neste ritual. Seu bebê vai gostar de saber que ambos querem senti-lo se mexer.

Vale destacar que uma das maneiras de verificar o bem-estar do seu bebê durante o terceiro trimestre é avaliando seus movimentos e chutes por um determinado período de tempo ao longo do dia. Se você não sentir movimentos após a estimulação, pode ir ao ginecologista para fazer um ultrassom e certificar-se de que tudo está indo bem.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

por que o milho sai inteiro no coco

Por que o milho sai inteiro no cocô?

Jogadores de futebol americano

12 curiosidades fascinantes sobre o futebol americano