Muitas pessoas parecem não saber, mas a verdade é que existem vários benefícios das artes marciais para as crianças. Longe de serem modalidades violentas (como já foram consideradas), essas práticas físicas e mentais podem trilhar o caminho para um estilo de vida saudável e consciente.
As artes marciais podem melhorar consideravelmente o bem-estar do corpo e da mente com suas abordagens. Atualmente, essas disciplinas até aplicam programas pedagógicos extras que ajudam as crianças no desenvolvimento de suas habilidades físicas e mentais.
Artes marciais auxiliam no desenvolvimento físico e psicológico das crianças
Todo esporte, se praticado regularmente, pode promover grandes benefícios físicos. Desse modo, o desenvolvimento da força muscular acaba sendo um dos benefícios mais óbvios das artes marciais para crianças e adultos.
No entanto, é importante mencionar que o desenvolvimento muscular excessivo pode prejudicar o crescimento natural das crianças. A boa notícia é que as artes marciais permitem o correto desenvolvimento muscular, ao mesmo tempo em que mantêm um crescimento saudável e equilibrado para as crianças.
Além disso, vale mencionar que as artes marciais também promovem o desenvolvimento psicológico. Algumas crianças começam a apresentar baixa autoestima desde tenra idade, portanto, as artes marciais podem entrar em cena para ajudar os pequenos no enfrentamento desses obstáculos.
Artes marciais servem como uma disciplina para a vida e promovem a cultura oriental
As artes marciais exigem muita disciplina, desde o momento de vestir o uniforme corretamente. As regras para este esporte devem ser seguidas de estritamente, podendo ajudar a atingir um objetivo muito além da prática desse esporte. Em outras palavras, os ensinamentos das artes marciais se aplicam também à vida cotidiana.
De um modo geral, as artes marciais ensinam às crianças certos valores que vão desde o relacionamento com os pais até como abordam os estudos. Há um foco especial em ensinar as crianças a alcançar metas de curto, médio e longo prazo, sem falar que essas disciplinas também ensinam as estratégias para alcançá-los.
De forma semelhante, as crianças que praticam artes marciais experimentam uma conexão direta com as práticas tradicionais orientais. Os benefícios desse acesso a tal conhecimento cultural peculiar variam de efeitos físicos a benefícios mentais, além de contribuir para a valorização de outras culturas.
Uma palavra final
Infelizmente, o bullying é algo com que muitas crianças e jovens adultos lidam todos os dias, causando depressão e lesões físicas e psicológicas. De acordo com o HuffPost, alguns especialistas sugerem que as pessoas afetadas pelo bullying podem se beneficiar muito com artes marciais como o karatê, o kickboxing e o taekwondo.
Obviamente, as regras para essas artes marciais não permitem que a luta seja feita fora da prática esportiva, mas o que devemos ter em mente é que elas ensinam maneiras de evitar brigas e formas de se defender, caso um combate físico não possa ser evitado.
Leia Também: Alimentos light realmente ajudam a emagrecer?
Leia Também: Por que os cavalos relincham?
A primeira coisa que os instrutores ensinam neste sentido é evitar problemas. Através da prática das artes marciais, eles também podem ensinar as crianças a como se proteger neutralizando seus oponentes, sem feri-los.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉