no

Por que o leite é branco?

O leite é naturalmente uma substância branca devido à sua composição e a própria percepção das cores pelos humanos.

Copo com leite branco
Foto: Pixabay

Não deve ser surpresa para ninguém o fato do leite ser um dos alimentos mais populares do mundo. Além de ser crucial para a sobrevivência dos seres mamíferos, ele também é muito importante na culinária, já que pode ser usado como ingrediente principal de inúmeras receitas, incluindo a grande variedade de queijos que temos à nossa disposição.

Ainda assim, é curioso pensarmos que, apesar de ser incrivelmente popular, o leite ainda carrega consigo alguns mistérios. Por exemplo, você já parou para pensar por que ele é branco?

Ao longo desse artigo, você vai descobrir a principal causa por trás da coloração pálida do leite.

Foto: Pixabay

Entendendo como funciona a percepção humana das cores

Antes de nos aprofundarmos na resposta definitiva de por que o leite é branco, precisamos entender primeiramente como funciona a nossa própria percepção de cores, até porque a simples percepção de cores é uma habilidade nativa que nos faz perceber diferenças entre a luz composta por diferentes comprimentos de onda

Embora pareça ser um tema complexo, compreender o básico de toda essa questão é algo bastante simples. Por exemplo, a razão pela qual muitas coisas ao nosso redor apresentam a cor branca é porque elas conseguem refletir todos os comprimentos de onda da luz e não absorvem nenhum.

Sendo assim, se todos os comprimentos de onda de luz fossem absorvidos e não fossem refletidos de volta de um objeto, ele pareceria preto. Ou seja, a identificação das cores que nos rodeiam é uma simples questão de física.

Foto: Pixabay

Os principais agentes por trás do tom branco do leite

No caso do leite, ele é composto principalmente de água (que corresponde a aproximadamente 87%), que é um líquido incolor. No entanto, existem alguns outros componentes em sua composição (como gorduras, proteínas, lactose, minerais e vitaminas) que influenciam diretamente na sua cor.

Na prática, as moléculas de gordura e proteína refletem a luz em um comprimento de onda que faz o líquido parecer branco. É por isso que, se removêssemos um pouco da gordura do leite (como no tipo desnatado), isso poderia dar ao leite uma cor diferente por causa dos comprimentos de onda que a luz está refletindo de volta para nossos olhos.

Curiosamente, podemos até perceber isso com bem mais facilidade em alguns casos onde o leite desnatado apresenta um tom mais “azulado”.

Leite branco
Foto: Pixabay

Uma palavra final

Por último, também vale destacar que até mesmo os vários processos aos quais o leite é submetido podem afetar a sua cor, como a própria pasteurização. Além disso, existem alguns componentes que, se adicionados ao leite, podem realmente lhe conferir uma cor bem incomum.

Leia Também: Os gatos podem beber leite de vaca?
Leia Também: O leite de soja é ‘leite de verdade’?

É por isso que, se algumas pequenas quantidades de caroteno estiverem presentes na composição do leite, ele pode apresentar uma cor mais amarela. Da mesma forma, alguns produtos provenientes do seu soro também podem conter altas quantidades de riboflavina, o que pode lhe conferir uma coloração levemente verde.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

O que faz um revisor de textos?

Como as bactérias do intestino ajudam na digestão?