Qualquer pessoa que pisa em território japonês pela primeira vez pode ficar impressionada com a organização das cidades. De fato, o Japão ostenta uma certa reputação de ser um dos países mais limpos do mundo. Mas,afinal de contas, por que o Japão possui ruas tão limpas?
É notório que o Japão tem uma forte cultura de limpeza. Não é incomum ver placas que lembram as pessoas de manter a área circundante livre de lixo, sem falar que trabalhadores mantêm ruas e muitas estações de trem constantemente impecáveis. No entanto, a resposta completa é um pouco mais complexa, como veremos ao longo deste artigo.
A longa história de limpeza do povo japonês
Ao contrário de muitas sociedades ocidentais (que durante muito tempo jogavam cocô nas próprias ruas), a limpeza faz parte da cultura japonesa desde o século XII, quando o Zen Budismo chegou ao país vindo da China. A limpeza é parte integrante e central do Zen Budismo, de modo que lavar a sujeira tanto física quanto espiritual desempenha um papel importante na prática diária.
Como existem muitos países asiáticos que praticam o budismo, você pode se perguntar por que o Japão se destaca dos demais. Pois bem, embora o budismo tenha trazido um grande número de novos rituais de limpeza para o país, o fato é que os japoneses já praticavam sua própria religião tradicional: o xintoísmo.
Vale destacar que o xintoísmo também dá grande ênfase à limpeza, especialmente porque aqueles que o praticam costumam acreditar que ser limpo é ser puro. De fato, kegare é o termo japonês usado para descrever um estado de poluição e contaminação, sendo importante particularmente no xintoísmo como um termo religioso. Sendo assim, os adeptos dessa religião comumente realizam rituais de purificação para afastar o kegare.
A combinação desses dois sistemas de crença significa que, por volta de 1600, o Japão já era um lugar notavelmente limpo, especialmente quando comparado a outras nações semelhantes da época.
Educação sobre manter as ruas limpas no Japão começa muito cedo
Desde o momento em que entram na escola, as crianças japonesas aprendem que são responsáveis pelas bagunças que fazem. As escolas do Japão nem sequer têm zeladores, pois no final de cada dia de aula as próprias crianças limpam o ambiente de estudo.
Vale destacar que essa não é uma medida necessariamente forçada pelo governo, mas todas as escolas seguem essa tendência de forma nacional com pequenas variações. O objetivo final da educação japonesa é promover a capacidade do aluno de se tornar um membro totalmente integrado e produtivo da sociedade, então, se você estiver usando um determinado espaço, é seu dever e responsabilidade garantir que você deixe esse espaço limpo.
Outro fator a ser observado é que, embora os japoneses possam ser reservados em muitos aspectos, eles têm uma abordagem de vida bastante coletivista, fazendo com que haja um grande foco no “grupo” em oposição ao “indivíduo”. Na prática, há fortes expectativas de que todos ajam de uma forma que reflita os melhores interesses do grupo, da comunidade ou da cidade em geral.
Consequentemente, tudo isso significa que as pessoas têm um cuidado redobrado quando se trata de manter ruas limpas e arrumadas. Elas levam consigo o seu lixo para casa, cuidam para não fazer ou deixar bagunça em público, fumam apenas em áreas designadas para não incomodar os não fumantes, usam máscaras quando estão resfriados para evitar que os germes se espalhem, entre outras coisas.
Há grandes multas por jogar lixo nas ruas do Japão
Uma das razões mais convincentes pelas quais os residentes do Japão optam por levar seu lixo para casa e manter suas ruas limpas também possui raízes financeiras. Para se ter uma ideia, uma pessoa que joga lixo nas ruas japonesas pode ser multada ou até mesmo presa.
Até mesmo as grandes empresas são responsabilizadas e podem enfrentar multas pesadas por descartar lixo industrial ilegalmente. O governo do Japão tem regras extensas para se livrar do lixo acumulado, mas mesmo que isso não acontecesse, as multas ainda serviriam como um incentivo bastante forte para despejar resíduos no local adequado.
Leia Também: As baleias também peidam e espirram?
Leia Também: É possível recriar os dinossauros a partir de DNA?
No fim das contas, o povo japonês está muito consciente de como eles são vistos por outras nações e até mesmo por estrangeiros dentro de seu país. Portanto, é imperativo que eles forneçam uma impressão positiva, pois não querem que outras pessoas assumam que os japoneses são “pessoas ruins” e sem a capacidade de manter a limpeza de seu local de convivência.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉