Embora normalmente associemos o peru às festas de fim de ano, cerca de 265 mil toneladas são consumidas no Brasil ao longo de um ano inteiro. Curiosamente, os ovos de peru nunca aparecem nas prateleiras dos supermercados e até mesmo nas mercearias especializadas.
Ao contrário do que muitos podem imaginar, isso não tem muito a ver com sua comestibilidade, visto que eles supostamente têm um gosto tão bom quanto os ovos de galinha (ou até melhor, de acordo com algumas pessoas). Então, por que não comemos ovos de peru?
Não comemos ovos de peru porque eles são impraticáveis de produzir
De acordo com o Modern Farmer, vender ovos de peru não é economicamente viável para a maioria dos fazendeiros que já criam essas aves para abate. Na prática, perus fêmeas adultas põem no máximo dois ovos por semana, um valor muito abaixo do que é visto entre galinhas e patos, que produzem cerca de um ovo por dia.
Além disso, como os perus vivem mais que as galinhas, eles demoram mais tempo para atingir a idade de postura: cerca de 7 meses em vez de 5. Esses animais também precisam de mais espaço e alimento para viver em uma granja do que seus parentes menores.
Dito isto, se considerarmos o tempo e os recursos necessários para produzi-los, uma dúzia de ovos de peru precisaria ser vendida por quase o dobro do preço médio de uma placa com uma dúzia de ovos de galinha, o que seria impraticável do ponto de vista econômico.
Outros problemas também impedem a popularização dos ovos de peru
Como se toda a questão de custos de produção não fosse suficiente, fatores culinários também contribuem para a escassez de consumo de ovos de peru. Esses ovos têm, por exemplo, uma membrana de casca mais espessa e resistente, sem falar que são mais difíceis de quebrar do que os ovos de galinha, o que acaba comprometendo a própria praticidade de seu uso na cozinha.
Além disso, a maioria das receitas culinárias é projetada especificamente para a quantidade de líquido em um ovo de galinha. Para se ter uma ideia, o peso de um ovo de galinha grande gira em torno de 50 gramas, enquanto o peso de um ovo de peru é de 80 gramas, de modo que essa diferença pode causar resultados desagradáveis em receitas que exigem medidas muito específicas.
Ainda assim, há quem goste do produto
Muitos itens de comida de luxo são vendidos por valores altos, mas os ovos de peru valem o custo extravagante? Bem, as pessoas que já provaram o produto dizem que seu sabor é semelhante ao dos ovos de galinha, de modo que a maior diferença entre os dois é o tamanho; na prática, os ovos de peru são ligeiramente maiores.
De acordo com alguns conhecedores, os ovos de peru oferecem algumas vantagens sobre seus equivalentes mais baratos. Suas gemas são supostamente mais ricas e cremosas, tornando-as ideais para molhos. Além disso, o chef Alexis Soyer chegou a afirmar que eles também são melhores para assar do que os ovos de galinha.
Leia Também: Por que as grávidas devem dormir para o lado esquerdo?
Leia Também: Por que os passageiros embarcam nos aviões pela esquerda?
Se você estiver muito interessado em experimentar ovos de peru por conta própria, saiba que eles não são necessariamente impossíveis de encontrar. Basta entrar em contato com alguma fazenda de perus na sua região e perguntar se eles vendem os ovos de suas aves. Curiosamente, eles podem ser o acompanhamento perfeito para o café da manhã com as sobras do peru que você comeu na ceia de Natal.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉