Se você recentemente tentou comprar algumas flores para uma ocasião especial, provavelmente deve ter ficado surpreso com o preço cobrado. Não há dúvida de que as flores são caras, mas poucas pessoas se perguntam as razões por trás disso.
Bem, na verdade, os motivos são vários: as flores são delicadas, exigem manutenção constante e são perecíveis e difíceis de cultivar, sem falar que muitas vezes também podem atravessar continentes à medida que vão do campo à floricultura.
Flores são caras porque demandam tempo e dinheiro
Primeiramente, precisamos ter em mente que quando compramos um buquê de flores, não estamos gastando o nosso dinheiro somente com o material que foi colhido do solo. Na prática, precisamos considerar que a quantia final também reflete o tempo gasto pelo floricultor para produzir as flores e compensar todos os riscos que ele teve até obter um belo produto final.
Vale destacar que em certas datas comemorativas, como o Dia das Mães ou o Dia dos Namorados, os vendedores de flores costumam ser submetidos a uma enorme pressão, recebendo demandas gigantescas. Por conta disso, eles precisam acelerar seus processos e correr contra o tempo para entregar tudo certinho, caso contrário, perderão dinheiro.
Como as flores não são exatamente fáceis de trabalhar, por serem naturalmente frágeis, o custo por trás dessa operação não costuma ser baixo. Nas datas especiais, os custos trabalhistas para os floricultores são mais elevados e os riscos financeiros igualmente maiores, fazendo com que eles precisem majorar o lucro para não saírem endividados.
Exigência de mão de obra qualificada também explica por que flores são tão caras
Pouca gente parece pensar nisso, mas a verdade é que o cultivo de flores exige muita precisão e habilidade. De fato, para que uma simples flor chegue no ápice de sua integridade e possa ser entregue ao consumidor, ela não poderá desenvolver qualquer tipo de doença que atrapalhe seu crescimento. Para se ter uma ideia, em alguns casos, fungos podem acabar dizimando uma cultura inteira.
Diante de todas essas adversidades, alguns países pagam muito bem para ter uma mão de obra qualificada e que seja capaz de diminuir o risco de imprevistos durante o plantio. De acordo com uma reportagem realizada pela BBC, um florista nos Estados Unidos ganha cerca de US$ 13 por hora (equivalente a R$ 72 na cotação atual).
Também vale mencionar que países como os Estados Unidos, a Alemanha, o Reino Unido, os Países Baixos e a Rússia são grandes importadores de flores, o que acaba exigindo um alto grau de logística para que essas plantas possam chegar em perfeito estado nas mãos dos clientes após uma longa série de viagens internacionais.
Uma palavra final
Se você ainda acha que tudo o que foi citado não é suficiente para justificar os seus gastos, saiba que existe um último obstáculo que o vendedor precisa enfrentar no dia a dia de uma floricultura para conseguir sair no lucro: conquistar você.
Muitos vendedores são treinados especificamente para elaborar lindos arranjos e dispor as flores de tal maneira que permita ganhar os consumidores pelos olhos. Na prática, as pessoas no setor de floricultura precisam trabalhar para que os clientes percebam o quão difícil foi para que um único buquê pudesse ser plantado, colhido, aperfeiçoado e vendido.
Leia Também: Por que os cachorros de raças menores são tão bravos?
Leia Também: Banho com chá de camomila realmente ajuda a acalmar os bebês?
No fim das contas, tendo em conta a alta demanda, o processo complexo e demorado de cultivo e as dificuldades logísticas, faz sentido que as flores sejam tão caras.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉