no ,

Por que fazer jejum para exames de sangue é tão importante?

Em geral, os pacientes precisam jejuar antes da coleta de exames de sangue, mas o tempo exato costuma depender do tipo específico de teste.

Os exames de sangue são os tipos mais comuns de análises clínicas, pois fornecem muitas informações sobre a saúde de uma pessoa. De fato, eles são considerados um exame de rotina quando se trata de qualquer intervenção médica. No entanto, você já se perguntou por que fazer jejum para exames de sangue costuma ser tão importante em alguns casos?

Ao longo deste artigo, nós vamos analisar por que os pacientes devem jejuar antes de alguns tipos de exames de sangue. Antes disso, porém, é preciso compreender um pouco dos objetivos gerais por trás da análise sanguínea.

Exames de sangue
Foto: Pixabay

Para que servem os exames de sangue?

De um modo geral, os exames de sangue consistem na extração de uma amostra sanguínea do paciente e sua análise em um laboratório. A partir disso, os médicos podem identificar vários aspectos do corpo para obter informações sobre a saúde geral dos pacientes. Ao mesmo tempo, as informações podem lançar alguma luz sobre o estado de um órgão específico.

Na maioria dos casos, os exames de sangue incluem um hemograma, que visa a análise da concentração de cada um dos tipos de células existentes no sangue (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). Além do mais, isso permite a observação da forma dessas células para ter certeza de que elas estão saudáveis.

Da mesma forma, os exames de sangue também permitem a análise de diversos valores bioquímicos, como os níveis de glicose ou ferro em uma pessoa. Dentro deste grupo de valores, podemos citar também o colesterol, triglicérides, enzimas tireoidianas, ureia, entre outros.

Vale destacar que todos esses parâmetros são essenciais na detecção de certas doenças. Os valores das enzimas da tireoide, por exemplo, podem ajudar a revelar uma doença da tireoide. Ao mesmo tempo, o ferro e outros valores auxiliam os médicos na determinação da existência e do nível de gravidade de um quadro de anemia.

Além disso, os exames de sangue podem ajudar até mesmo no caso da possibilidade da existência de certos tipos de tumores. Isso é possível porque tumores atuam liberando certas substâncias que podem ser encontradas na corrente sanguínea.

por que fazer jejum para exames de sangue e tao importante 2
Foto: Pixabay

Por que é importante fazer jejum antes dos exames de sangue?

Quando chega o dia em que você precisa fazer um exame de sangue, em boa parte dos casos, é importante jejuar por algumas horas antes. Em outras palavras, você não deve consumir nenhum alimento ou líquido por algumas horas. Isso ocorre porque o sangue absorve alimentos e bebidas, o que pode alterar certos parâmetros.

De acordo com o UOL, no caso do exame de sangue mais popular, o hemograma, os médicos geralmente solicitam um jejum de três horas antes da análise. Quando se trata da análise de fatores renais, não é necessário jejum para a creatinina, mas para a análise da ureia, requer-se jejum de 3 horas.

No caso da análise da glicose, o jejum é necessário, mas o tempo fica a critério do médico. Para crianças de até 3 anos, geralmente são solicitadas 3 horas (no mínimo). Para os demais, o jejum não pode ser superior a 14 horas. Para a análise do colesterol, o jejum também vai depender do pedido médico e do laboratório, podendo variar de 0 a 14 horas em todas as faixas etárias.

Ao mesmo tempo, no caso de análise da função tireoidiana, o jejum pode ser desnecessário, mas um aspecto a considerar é a medicação. Certos medicamentos, assim como os alimentos, podem alterar os valores no sangue. Os médicos geralmente estão cientes disso e podem dizer se você deve parar de tomar os medicamentos para a realização do teste ou não.

No fim das contas, o recomendado é entrar em contato com o médico ou laboratório responsável pela realização do exame para obter todas as informações necessárias quanto ao tempo de jejum exigido.

por que fazer jejum para exames de sangue e tao importante 3
Foto: Pixabay

O que mais devemos ter em mente?

Vale mencionar que os profissionais de saúde tendem a fazer outras recomendações para que os exames de sangue sejam realizados da melhor forma possível. Em primeiro lugar, além do jejum, você deve evitar fumar antes de fazer exames de sangue, pois o tabaco pode alterar os níveis de glicose.

Da mesma forma, consumir bebidas alcoólicas antes dos exames de sangue é estritamente proibido. Além disso, você deve evitar esforço físico no dia anterior à análise, pois isso pode alterar alguns marcadores.

Leia Também: Qual a importância das abelhas para o meio ambiente?
Leia Também: Quais são os maiores mitos sobre videogames?

Em qualquer caso, a dia é sempre consultar o seu médico e solicitar instruções específicas para o seu caso particular. Como já mencionamos, alguns pacientes podem precisar fazer uma pausa na medicação, enquanto outros não, sem falar que o tempo que o paciente precisa para jejuar antes dos exames de sangue também pode variar. Portanto, é melhor discutir isso pessoalmente com o médico.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Gravidez

Chorar durante a gravidez pode afetar o bebê de alguma forma?

Argel, capital da Argélia

12 curiosidades incríveis sobre a Argélia