Por ser o evento esportivo mais esperado do mundo, a Copa do Mundo reúne pessoas de todas as origens, raças, culturas e origens. De fato, há quem diga que o espírito esportivo que ela promove consegue levar esperança a nações inteiras. Sendo assim, por que será que a Copa do Mundo é realizada somente a cada quatro anos?
À primeira vista, isso parece ser contraintuitivo, afinal, estamos falando do evento esportivo mais assistido do mundo. Obviamente, equipes, jogadores e anunciantes adorariam esse tipo de visibilidade ano após ano, mas a verdade é que a organização de uma Copa do Mundo envolve fatores muito complexos, como analisaremos ao longo deste artigo.
Eliminatórias e outros eventos influenciam a realização das Copas
Historicamente falando, quando a Copa do Mundo começou em 1930, era extremamente difícil para cada seleção viajar pelo mundo todos os anos para o torneio. Isso é evidenciado pelo fato de que apenas 13 países participaram da primeira Copa: sete da América do Sul, quatro da Europa e dois da América do Norte. Consequentemente, o espaçamento da Copa do Mundo a cada quatro anos evitava uma dor de cabeça para as equipes que viajam por terra e mar, em vez de viagens aéreas, como as equipes desfrutam hoje.
Nos tempos modernos, uma das principais razões pelas quais a Copa do Mundo é realizada apenas uma vez a cada quatro anos tem a ver com a enorme quantidade de partidas de qualificação. Para se ter uma ideia, no ano de 2014, 204 nacionais disputaram 31 vagas, já que a nação anfitriã (no caso de 2014 foi o Brasil) tem uma vaga garantida e geralmente joga na partida de abertura.
Dependendo do calendário da FIFA, em uma determinada temporada, há apenas algumas pausas internacionais. Para indivíduos e equipes que jogam temporadas completas, descanso e recuperação são cruciais durante as férias de verão. Dito isto, se houvesse torneios internacionais todo ano, os jogadores teriam uma chance maior de sofrer lesões e apresentar um rendimento abaixo do esperado.
Além disso, há também o fato de que, seguindo esse cronograma, não há como a Copa do Mundo coincidir com outros grandes eventos mundiais, como os Jogos Olímpicos. Dessa forma, se os Jogos Olímpicos acontecessem de 4 em 4 anos e a Copa do Mundo fosse realizada de 3 em 3, uma hora ou outra os jogos iriam coincidir de cair no mesmo ano. Como ambos os eventos são realizados a cada quatro anos, não há como ocorrer um conflito desse tipo.
Realização de uma Copa do Mundo exige esforço logístico e infraestrutura
Quando se trata de infraestrutura, planejamento e construção de estádios para receber milhões de torcedores, a coisa toda pode se tornar um verdadeiro pesadelo se os anfitriões não tiverem infraestrutura adequada. Para se ter uma ideia, segundo a Billboard, o Brasil gastou cerca de US$ 4 bilhões para reformar e restaurar os 12 estádios que abrigaram os jogos.
A questão fica ainda mais complexa quando percebemos que é necessário muito mais do que a preparação de estádios para lidar com o grande afluxo de indivíduos. Logisticamente falando, o planejamento para sediar uma Copa do Mundo pode facilmente levar mais de 5 anos para garantir que tudo corra bem. Portanto, torna-se crucial a realização de um evento dessa magnitude em períodos espaçados.
No fim das contas, há também a questão da atmosfera de expectativa
Por fim, também não podemos nos esquecer que ter uma Copa do Mundo a cada quatro anos cria a atmosfera perfeita de expectativa entre os torcedores. Esperar quatro anos para assistir jogadores de alto nível defendendo as camisas de suas nações é o que torna o futebol disputado entre grandes seleções um evento bonito de assistir.
Leia Também: Conheça a Al Rihla, a bola da Copa do Mundo 2022
Leia Também: Por que envelhecemos?
Segurar e beijar o troféu da Copa do Mundo é um sonho que todo jogador de futebol espera poder transformar em realidade. Sendo assim, em vez de nos questionarmos sobre por que a Copa do Mundo acontece a cada 4 anos, talvez devêssemos nos alegrar por termos a chance de testemunhar um fenômeno tão grandioso.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉