De um modo geral, os cães gostam de muitas coisas, como roer sapatos e receber carinhos na barriga. No entanto, há um outro tipo de prazer que muitos cachorros também apreciam: colocar a cabeça e a língua para fora da janela do carro enquanto você dirige.
Talvez você pense que os cães estão simplesmente curtindo o vento em seus rostos e se deliciando com a paisagem cênica, mas essa é uma visão claramente desenhada a partir da perspectiva de um humano. Como veremos ao longo deste artigo, os cães certamente estão “absorvendo” a paisagem, mas não da maneira como muitos imaginam.
Cães colocam a cabeça na janela do carro porque experimentam o mundo por meio do olfato
A principal razão pela qual a maioria dos cães gosta de colocar a cabeça na janela do carro tem pouco a ver com apreciar a paisagem ou sentir o vento. Na verdade, os cães gostam disso porque o vento “cheira muito bem”.
Os cães têm um olfato incrível, com cerca de 300 milhões de receptores olfativos em seus narizes bonitos. Em comparação, os narizes humanos têm apenas 6 milhões, o que significa que a capacidade dos cães de cheirar e processar aromas é entre 10.000 a 100.000 vezes maior do que a dos humanos.
Assim, durante uma viagem, um cachorro pode colocar a cabeça para fora da janela para apreciar a infinidade de novos cheiros que passam por ali. Além disso, a forma como os cães exalam é notavelmente diferente dos humanos, o que permite que esses animais continuem a cheirar coisas à medida que exalam.
Lembre-se que, para os cães, os cheiros dentro de um carro são muito “chatos”. É como assistir a uma repetição do mesmo programa pela 10ª vez consecutiva. No entanto, do lado de fora da janela, há todo um catálogo de novas experiências esperando para serem descobertas, sendo que esses aromas podem alimentar o espírito aventureiro dos cães.
Os cães também curtem a paisagem através da janela do carro
Junto com o cheiro, os cães também gostam de colocar a cabeça na janela do carro para apreciar a paisagem. Embora seus olhos não sejam tão desenvolvidos, especialmente na questão das cores, os cães também usam os olhos para entender o mundo ao seu redor. No fim das contas, todos os sentidos trabalham juntos para criar a “imagem inteira”.
Curiosamente, essas novas imagens e sons captados de fora da janela do carro permitem que os cães se sintam mais no controle da situação. Em outras palavras, eles podem cheirar e ver seu novo ambiente, o que lhes permite entender seu mundo.
E, para não esquecer, há uma sensação definitiva de liberdade e emoção em deixar a brisa correr pelo seu rosto, uma coisa com a qual praticamente qualquer pessoa pode se identificar, não é mesmo?
Ainda assim, vale mencionar que nem todos os cães são iguais. Alguns cachorros podem apenas colocar o focinho para fora, enquanto outros colocam até mesmo as patas na janela para que uma rajada de ar repleta de aromas passe pelo focinho mais facilmente!
É preciso ter algumas precauções ao dirigir com seu animal de estimação
Apesar da alegria e do olhar muitas vezes cômico no rosto de um cachorro quando sua cabeça está para fora da janela do carro, saiba que isso pode ser muito perigoso. Em primeiro lugar, existe o risco do cão pular do carro, cair acidentalmente ou ser atingido por outro carro ou objeto.
Em segundo lugar, e talvez menos óbvio, é o fato de que o vento também carrega consigo objetos estranhos que podem ferir seu cão. Algo tão inofensivo como uma folha ou inseto pode causar sérios danos aos olhos do seu cachorro, especialmente se você estiver dirigindo em alta velocidade. Em outras palavras, muitas coisas ruins podem acontecer com seu amigo peludo e outros motoristas.
Dito isto, a melhor proteção para seu cão é colocá-lo em um assento especial que seja fixado com segurança no chão ou no banco traseiro. Além disso, nunca permita que seu cão viaje no banco da frente, pois ele poderá distrair a atenção de quem estiver dirigindo, colocando a vida do seu animal e de todos os passageiros em risco.
Leia Também: Quais cores os cachorros enxergam?
Leia Também: As corcovas dos camelos realmente armazenam água?
Certifique-se também de que seu cão esteja usando uma coleira com informações de contato, caso ele se perca ao longo da viagem. Para viagens longas, não se esqueça de fazer paradas com frequência para que ele possa beber bastante água e fazer suas necessidades. Mais importante ainda, nunca deixe seu cão sozinho em um veículo em nenhuma circunstância.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉