no

Por que às vezes choramos de tanto rir?

O primeiro passo para entender por que às vezes choramos de tanto rir envolve examinar as respostas físicas que ocorrem quando damos risadas.

O riso é frequentemente considerado “o melhor remédio”, e não é difícil entender por quê. De fato, já foi demonstrado que o simples ato de rir promove vários efeitos positivos em nossa saúde física e mental, desde a redução do estresse e da ansiedade até o fortalecimento do sistema imunológico. Mas você já reparou que às vezes, quando rimos demais, começamos a chorar? Então, por que choramos de tanto rir?

Continua após a publicidade..

O primeiro passo para entender por que às vezes choramos de tanto rir envolve examinar as respostas físicas que ocorrem quando damos risadas, como veremos a seguir.

As razões pelas quais choramos de tanto rir

por que as vezes choramos de tanto rir 1
Fonte: West Point – The U.S. Military Academy / Flickr

A risada é uma resposta complexa que envolve uma série de respostas físicas e emocionais, incluindo a contração dos músculos faciais e a liberação de endorfinas. Como explica o Medical News Today, quando rimos, nosso corpo responde com uma liberação de adrenalina, que desencadeia nossa resposta de luta ou fuga. Na prática, essa descarga de adrenalina faz com que nossa frequência cardíaca aumente e nossa respiração se torne mais rápida, levando a uma sensação de euforia e tontura.

Em alguns casos, essa descarga de adrenalina também pode levar à liberação de lágrimas. As lágrimas são produzidas pelas glândulas lacrimais presentes em nossos olhos e têm várias funções, incluindo lubrificar os olhos e remover os detritos que os incomodam. No entanto, as lágrimas também podem ser um sinal de sofrimento emocional e muitas vezes são produzidas quando experimentamos emoções fortes, como tristeza, medo ou alegria.

Continua após a publicidade..

Dessa forma, quando rimos muito, nosso corpo pode ficar sobrecarregado pela intensa resposta física e emocional provocada pela risada. Consequentemente, isso pode resultar em uma superprodução de lágrimas, fazendo com que choremos.

Além disso, o esforço físico que ocorre quando rimos, combinado com a liberação de adrenalina e outros hormônios, também pode fazer com que nosso corpo fique cansado e exausto, o que pode exacerbar a reação de choro.

Continua após a publicidade..

Fatores psicológicos e emocionais também explicam porque às vezes choramos de tanto rir

Choramos de tanto rir.
Fonte: Pixabay

Além dos aspectos físicos, existem também fatores psicológicos e emocionais que podem contribuir para o choro após o riso. Por exemplo, o riso pode servir como uma forma de liberar emoções reprimidas, permitindo-nos aliviar nossos medos e ansiedades. No entanto, quando rimos demais, essas emoções podem intensificar-se e resultar em lágrimas.

Também é importante notar que algumas pessoas são simplesmente mais propensas a chorar quando riem do que outras. Isso pode ser devido a vários fatores, incluindo genética, experiências passadas e traços de personalidade. Pessoas que são naturalmente mais emotivas e sensíveis, por exemplo, podem ser mais propensas a chorar quando riem demais, pois estão mais sintonizadas com suas emoções e respostas físicas.

Então, o que podemos fazer para evitar o choro quando rimos demais?

por que as vezes choramos de tanto rir 3
Fonte: Pixabay

Para evitar o choro após o riso, é importante estar atento às nossas respostas físicas e emocionais durante o riso e permitir-nos uma pausa caso sintamos que estamos ficando sobrecarregados. Mantendo-se hidratado e cuidando da saúde geral também pode ajudar a reduzir a probabilidade de chorar após o riso, assim como outras respostas físicas e emocionais relacionadas ao riso.

Leia Também: Como ganhar quase sempre no pedra, papel e tesoura?
Leia Também: O micro-ondas pode deixar o sinal do Wi-Fi lento?

Ainda assim, tenha em mente que chorar de tanto rir é uma experiência comum e que não causa mal algum. Se você é naturalmente propenso a chorar quando dá risadas e isso não lhe causa problemas, pode continuar rindo à vontade.

Muito interessante como choramos de tanto rir, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Algumas frutas.

Por que algumas frutas são doces e outras são azedas?

RIHANNA CAPA

Rihanna: As melhores curiosidades sobre a cantora