no ,

O micro-ondas pode deixar o sinal do Wi-Fi lento?

A resposta para esse fenômeno está ligada ao seguinte termo: radiação eletromagnética.

Se você tem um forno de micro-ondas em sua casa, provavelmente já observou que, quando ele está funcionando, pode ocorrer simultaneamente problemas ao carregar páginas da web em seu smartphone, laptop ou qualquer outro dispositivo que recebe o sinal de internet via Wi-Fi.

Continua após a publicidade..

Curiosamente, isso é especialmente verdadeiro se o roteador de Internet e o micro-ondas estiverem próximos um do outro. Mas, afinal de contas, por que isso acontece? Por que o simples ato de ligar o micro-ondas pode atrapalhar a conectividade Wi-Fi de tal forma?

Bem, acontece que assim como a maioria das coisas relacionadas a “sinais elétricos”, a resposta para esse fenômeno está ligada ao seguinte termo: radiação eletromagnética.

micro ondas pode deixar sinal wifi lento 1
Foto: Pixabay

Radiação eletromagnética e o caso envolvendo micro-ondas e Wi-Fi

Como explica o RottenWi-fi, nós vivemos cercados por radiação eletromagnética o tempo todo. Até mesmo a luz visível é uma forma de radiação eletromagnética. Da mesma forma, muitas outras coisas funcionam por meio de radiação eletromagnética, incluindo telefones celulares, controles remotos de TV, fornos de micro-ondas e Wi-Fi.

Continua após a publicidade..

O grande problema por trás disso é que micro-ondas e ondas de rádio são fisicamente a mesma coisa, ou seja, ambas são formas de radiação eletromagnética. Por conta disso, alguma radiação de micro-ondas pode vazar do forno e interferir nos sinais Wi-Fi.

Vale mencionar radiação eletromagnética vem em diferentes tipos, dependendo de sua frequência. Os raios gama e os raios X têm altas frequências (e, portanto, altas energias), enquanto as ondas de rádio e micro-ondas estão do outro lado da banda, pois têm frequências mais baixas. Você deve se lembrar do seguinte diagrama do espectro eletromagnético de suas aulas de ciências do ensino médio:

Continua após a publicidade..
micro ondas pode deixar sinal wifi lento 2
Foto: InfoEscola

O choque de frequências do micro-ondas e do Wi-Fi

Dois dos eletrodomésticos mais comuns nas nossas são o forno de micro-ondas e o roteador WiFi, sendo que ambos emitem raios eletromagnéticos para funcionar. Dito isto, fica fácil entender como um choque de frequências pode causar problemas tão inusitados, como a lentidão no sinal do Wi-Fi.

A razão por trás desse problema está na frequência de operação que se sobrepõe entre o modem Wi-Fi e o forno de micro-ondas. Ambos operam geralmente a uma frequência de cerca de 2,4 GHz. No entanto, os fornos de micro-ondas, ao contrário dos modems Wi-Fi, não transferem quaisquer dados, irradiando somente sinais na banda ISM de 2,4 GHz, o que acaba “atrapalhando tudo”, na prática.

Em teoria, um forno de micro-ondas bem protegido e de marca conceituada não deveria permitir que as micro-ondas escapassem de seus limites metálicos. De fato, ele deveria evitar que toda a radiação de micro-ondas gerada dentro do forno pudesse escapar para o exterior. No entanto, não é isso o que acontece na realidade.

Alguma radiação de micro-ondas sempre vaza e interfere com os sinais Wi-Fi (ou seja, as ondas de rádio com frequência de 2,4 GHz). Observe que essa interferência (em 2,4 GHz) é causada por dispositivos Wi-Fi que funcionam nos padrões 802.11ae 802.11g. Portanto, alguns outros dispositivos que podem causar interferência semelhante incluem cobertores elétricos, torradeiras, etc.

micro ondas pode deixar sinal wifi lento 3
Foto: Wikimedia Commons

Afinal, esta interferência é perigosa?

Obviamente, misturar ondas eletromagnéticas emanadas do roteador Wi-Fi e vazadas do forno de micro-ondas pode nos deixar um tanto apreensivos quanto a possíveis danos a esses aparelhos. Felizmente, esse não é o caso e você não deve se preocupar com esta interferência de ondas eletromagnéticas. Lembre-se, não são os dispositivos reais que estão se misturando, apenas as ondas provenientes deles.

Na verdade, nós estamos todos cercados por aparelhos que emitem constantemente essas ondas eletromagnéticas, incluindo nossos smartphones, computadores, eletrodomésticos em geral, linhas de energia, etc.

Dito isto, somente se o seu micro-ondas eventualmente bloquear totalmente a sua conexão da Internet (mesmo com o roteador Wi-Fi a vários metros de distância) é que você poderá ficar preocupado ao ponto de contatar o fabricante para uma substituição ou reparação do aparelho.

Leia Também: Como funcionam as portas automáticas?
Leia Também: O que é a geoengenharia?

É importante deixar claro que a melhor solução para esse problema seria atualizar seu equipamento Wi-Fi para um sistema que funcione na banda de 5 GHz (roteadores 802.11n modernos operam nessa banda), em vez da tradicional faixa de 2,4 GHz. Por último, uma outra forma de minimizar a interferência é mantendo o micro-ondas a alguns metros de distância do roteador.

E você, já vivenciou uma interferência desse tipo na sua residência? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

ADELE CAPA

Adele: As melhores curiosidades sobre a cantora

BECKY CAPA

Becky Armstrong: As melhores curiosidades sobre a atriz