Ao longo de sua vida, você já deve ter percebido que há algo de especial nas pizzas que são assadas no bom e velho forno a lenha. Usando um forno desse tipo, você certamente obterá a combinação perfeita de uma pizza fresca, interior macio e bordas crocantes. No entanto, será que você sabe por que as pizzas feitas no forno a lenha são mais saborosas?
Neste artigo, nós vamos analisar as características do forno a lenha que são capazes de promover um resultado tão satisfatório ao paladar humano.
Compreendendo o que torna as pizzas feitas em forno a lenha tão especiais
De acordo com a NPR, a razão pela qual os fornos a lenha podem promover essa perfeição de pizza é devido à condutividade térmica da sua estrutura de tijolos. Em outras palavras, eles são muito eficientes em transmitir o calor para a massa. Enquanto o forno caseiro fica em torno dos 300 graus Celsius, com a lenha podemos obter uma temperatura constante entre 400 a 500 graus Celsius.
Curiosamente, ainda que outros fornos profissionais de aço possam atingir a mesma temperatura, o forno a lenha tem a vantagem de exalar o aroma da madeira queimada, o que também acaba por enriquecer o sabor da pizza.
Além disso, a estrutura de um forno a lenha consegue aquecer a massa a altas temperaturas sem queimá-la; por outro lado, se aplicarmos a mesma temperatura em um forno de aço, a massa será queimada antes mesmo de o queijo ser devidamente derretido.
No fim das contas, o forno a lenha é excelente na produção de pizzas porque a sua estrutura aquece a massa a uma temperatura elevada, mas sem queimá-la, dando às coberturas tempo suficiente para cozinharem adequadamente.
Combinação entre temperatura alta e piso de argila faz toda a diferença
Os fornos de tijolos utilizam temperaturas muito altas, o que permite que a pizza cozinhe de forma extremamente rápida. Como citado anteriormente, um forno a lenha típico pode chegar a 500 graus Celsius, mais que suficiente para cozinhar uma pizza em menos de 3 minutos.
Uma temperatura muito quente permite que a crosta e as coberturas cozinhem uniformemente, de modo que o resultado será uma pizza perfeita com uma ótima crocância e coberturas devidamente derretidas.
Os fornos de tijolos são fantásticos quando você está procurando uma maneira rápida de preparar pizza. Embora possa parecer que o forno de 500ºC é capaz de queimar rapidamente a pizza, o piso de argila do forno permanece com temperaturas amenas o suficiente para que a massa não venha a queimar.
Uma palavra final
Os resultados obtidos com as pizzas feitas em forno a lenha são incríveis. Embora todos apreciem esse alimento de maneiras diferentes, não há dúvida de que todos irão adorar uma deliciosa pizza assada em um forno de tijolos. Na prática, ele torna a pizza crocante e macia ao mesmo tempo, o que é normalmente considerado o resultado ideal para esse alimento.
O fluxo constante de ar e calor dentro das paredes densas do forno de tijolos permite que suas coberturas sejam devidamente cozidas, ao mesmo tempo em que também faz com que suas coberturas permaneçam ricas em sabor.
Leia Também: Por que cortar cebola nos faz chorar?
Leia Também: Quem inventou o biquíni?
Com tudo isso em mente, podemos dizer sem nenhuma dúvida que as pizzas feitas em forno a lenha não só têm aparência e aroma fenomenais, mas também são definitivamente mais saborosas.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉