É provável que você já tenha ido ao velório de algum amigo ou parente. Embora apresentem uma atmosfera triste por conta da perda de uma pessoa querida, os velórios também podem servir para relembrar os bons momentos compartilhados com a pessoa falecida.
Curiosamente, uma das peculiaridades mais notáveis nos velórios é que muitas pessoas costumam usar roupas pretas nesse tipo de ocasião. Mas, afinal de contas, como esse costume surgiu?
A origem das roupas pretas em velórios
Vestir roupas pretas em um funeral é uma tradição de longa data em muitas regiões do mundo, especialmente em nações ocidentais. Segundo o Wonderopolis, é geralmente aceito que essa tradição de usar roupas pretas se deve ao fato de que os velórios geralmente são ocasiões bastante sombrias, de modo que usar preto indica que você está compartilhando o sentimento da perda de alguém. Além disso, esse costume é considerado um sinal de respeito à memória e à morte do falecido.
Essa tradição de usar preto em funerais remonta aos tempos do Império Romano. Isso porque os antigos romanos usavam uma toga escura conhecida como “toga pulla” para lamentar a perda de um ente querido. Esse costume chegou às Américas através dos colonizadores europeus, especialmente os ingleses.
Talvez a “consagração” das roupas pretas em velórios tenha ocorrido através da rainha britânica Vitória (1819-1901. Após a morte de seu marido, o príncipe Alberto, em 1861, ela só usou roupas pretas pelo resto de sua vida, de modo que essa devoção ao luto pelo marido se tornou uma tradição para todos os participantes de funerais no mundo ocidental.
Roupas pretas não são comuns em todos os velórios
Embora a cor preta seja a cor tradicional do luto nos países ocidentais, muitas outras nações ao redor do mundo apresentam costumes diferentes. Em algumas localidades na Ásia, por exemplo, a cor tradicional do luto pode ser, inclusive, a cor branca.
Além disso, países espalhados por toda a África contam com uma grande variedade de cores fúnebres habituais, muitas vezes dando destaque a vestes multicoloridas. Na África do Sul e em Gana, o vermelho costuma ser a cor usada em funerais. Você também pode encontrar países que usam roxo (Tailândia), amarelo (Myanmar) e azul (Irã).
Uma palavra final
Quando se trata de saber o que vestir em um funeral que não seja preto, há uma série de alternativas que homens e mulheres podem usar. Embora o preto seja a cor mais tradicional, roupas elegantes de outras tonalidades também costumam ser aceitáveis.
Usar cinza escuro ou azul profundo é geralmente tão apropriado quanto preto, ao mesmo tempo em que marrom e cinza mais claro são adequados para a grande maioria dos serviços funerários. No entanto, a menos que solicitado especificamente pelo falecido ou sua família, você deve evitar cores consideradas “brilhantes”, como amarelo, laranja, rosa e vermelho.
Leia Também: Por que o velocímetro vai além da velocidade possível?
Leia Também: Como surgiram os cartões amarelo e vermelho no futebol?
Em termos de acessórios, uma camisa branca costuma ser a peça de roupa mais comum para usar por baixo de um terno de cor escura, enquanto que joias devem ser reduzidas ao mínimo e não podem ser muito chamativas.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉