no

Por que as palmeiras não tombam com os ventos fortes?

Palmeiras não tombam facilmente porque têm uma série de vantagens sobre outras árvores, incluindo troncos esponjosos e raízes fortes.

De um modo geral, fenômenos naturais caracterizados pela presença de ventos muito fortes, como no caso dos ciclones, costumam causar grandes focos de destruição. No entanto, parece que as palmeiras são exceção à regra, visto que essas árvores raramente tombam pela ação dos ventos.

De fato, é interessante observar que ciclones são capazes de dizimar praias inteiras, mas as palmeiras sempre parecem dar um jeito de permanecerem mais ou menos intactas. Basta você pesquisar na Internet para confirmar que as palmeiras geralmente sobrevivem a ciclones e tempestades violentas, enquanto a maioria das outras árvores não conseguem fazer o mesmo.

Mas, afinal, por que isso acontece?

por que as palmeiras nao tombam com os ventos fortes 1
Foto: Pixabay

As palmeiras não tombam facilmente porque são diferentes das demais árvores

As palmeiras são plantas monocotiledôneas, de modo que suas sementes geralmente consistem em apenas um cotilédone, o que significa que a semente produz uma única folha quando germina. De acordo com o Live Science, isso significa que as palmeiras não são tão lenhosas quanto as árvores “normais”. Na prática, elas são mais parecidas com a grama do que com as árvores lenhosas, como os carvalhos.

Embora os troncos grossos dos carvalhos possam suportar o enorme peso de seus galhos, eles não são tão flexíveis. Por outro lado, algumas espécies de palmeiras podem dobrar entre 40 e 50 graus antes que seus troncos se rasguem ou quebrem. É por isso que as palmeiras não tombam facilmente e conseguem resistir a fortes rajadas de vento e até mesmo a fenômenos climáticos como furacões.

Além disso, você já percebeu que as palmeiras não têm galhos? Algumas espécies de palmeiras até possuem galhos, mas se você comparar uma palmeira com qualquer outra espécie de árvore verá a diferença imediatamente.

Embora uma palmeira tenha galhos, a maioria deles cai à medida que a planta cresce. Consequentemente, quando a árvore atinge sua altura definitiva, apenas os ramos superiores permanecem. Na prática, essa ausência de galhos faz com que uma palmeira não carregue tanto peso em seu tronco.

Outro fator que também devemos levar em consideração é que a ausência de galhos reduz a “carga” da árvore a ventos muito fortes. Menos galhos garantem que a árvore não balance para a frente e para trás com muita força em meio a uma tempestade violenta.

Palmeiras com ventos fortes
Foto: Pixabay

As folhas também têm sua parcela de contribuição

Enquanto outras árvores têm uma densa rede de galhos e folhas que ajudam a maximizar a absorção da luz solar para a fotossíntese, as palmeiras têm menos folhas, que são enormes e de características únicas. Com bom tempo, essas folhas se expandem e formam uma bela copa no topo da árvore.

O mais curioso disso tudo é que essas folhas podem dobrar a partir do meio, diminuindo assim sua área de superfície e reduzindo significativamente a resistência do ar da palmeira aos fortes ventos. Árvores com folhas “normais”, no entanto, não se dobram e fecham dessa forma e, portanto, são mais vulneráveis aos ventos fortes.

Pense da seguinte maneira: durante uma tempestade violenta, você prefere envolver os braços em volta do peito e abaixar a cabeça, ou ficar com os braços estendidos no meio de uma rua enfrentando toda a força da tempestade?

Embora a resposta para a pergunta cima possa variar de acordo com o quão aventureiro você costuma se sentir em uma situação do tipo, seria muito mais seguro escolher a primeira opção, pois essa postura reduziria a resistência do seu corpo aos ventos fortes, que é exatamente o que uma palmeira faz.

por que as palmeiras nao tombam com os ventos fortes 3
Foto: chrisgold/Flickr

As palmeiras têm um sistema radicular não convencional

Carvalhos e outras árvores grandes geralmente têm algumas raízes muito fortes que se estendem alguns metros abaixo da terra, mas as palmeiras têm um tipo diferente de sistema radicular. Basicamente, elas têm muitas raízes curtas que se espalham pelas camadas superiores do solo, o que ajuda a árvore a segurar o solo em suas “garras”.

Se o sistema radicular de uma árvore tem um grande número de pequenas raízes espalhadas lateralmente sob a superfície do solo, então a força que os fortes ventos e ciclones exercem sobre a árvore e seu tronco é transferida para as raízes, onde se espalha em múltiplas direções sob o solo. No fim das contas, isso evita que ela tombe ou seja arrancada.

Você mesmo pode fazer um experimento para comprovar isso: coloque seu punho no chão e jogue terra sobre ele até que você não consiga mover sua mão. Agora, puxe-o para cima. Repita a mesma atividade, mas desta vez mantenha a palma da mão aberta, com os dedos estendidos e voltados para o chão. Então, puxe sua mão para cima.

Leia Também: Como sabemos a idade de uma árvore?
Leia Também: Por que a neve é branca?

Você certamente vai perceber que é muito mais difícil puxar a mão se a palma estiver aberta e os dedos esticados. Pois bem, é assim que o sistema radicular de uma palmeira se protege contra o desenraizamento que costuma ocorrer durante os furacões!

As palmeiras não tombam por qualquer coisa, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

como sabemos a idade de uma arvore

Como sabemos a idade de uma árvore?

Esportes perigosos

Quais são os esportes mais perigosos do mundo?