Você já deve saber que as orcas costumam receber o apelido injusto e cruel de “baleias assassinas”, sugerindo que são criaturas de tendências homicidas. No entanto, é interessante pensarmos que, assim como um golfinho mata peixes para devorá-los ou um gato mata um pássaro antes de comê-lo, nunca ouvimos ninguém qualificar um golfinho ou gato como assassinos. Então, por que as orcas são chamadas de tal forma?
Bem, acontece que há uma história do século XVIII cunhada por baleeiros espanhóis que explica por que as orcas, que são integrantes da família dos golfinhos, passaram a ser chamadas de “baleias assassinas”.
Os baleeiros espanhóis do século XVIII e as “baleias assassinas”
Os marinheiros dos navios baleeiros espanhóis do século XVIII observaram em muitas ocasiões como as orcas caçavam cachalotes e outras grandes espécies aquáticas. De fato, muitos dos ataques pareciam ser minuciosamente orquestrados, pois as orcas davam preferência à caça de presas mais vulneráveis, como aquelas que estavam acompanhadas de seus filhotes.
A primeira tarefa era exaurir a mãe com a perseguição, saltando sobre os filhotes para afundá-los e impedi-los de respirar logo depois. Então, as outras orcas atacavam a mãe para impedir que ela protegesse seus filhotes. Normalmente, os filhotes rapidamente sucumbiam por afogamento e, neste ponto, as orcas paravam de assediar a mãe e festejavam com a carcaça dos animais abatidos.
Ao observar essas caçadas brutais, os baleeiros espanhóis passaram a chamar as implacáveis orcas de “asesinos de ballenas”, que significa “assassinos de baleia”. No entanto, a definição do termo para outras línguas não foi aplicada literalmente e, em vez disso, a ordem das palavras foi trocada para “baleias assassinas” em vez de “assassinos de baleias”, que teria sido a tradução mais adequada da definição original cunhada pelos baleeiros espanhóis.
A agressividade das orcas e suas motivações
Quando caçam, as orcas são realmente implacáveis. Elas contam com uma força física prodigiosa e não têm predadores naturais, de modo que a sua única ameaça vem da caça perpetuada pelos humanos. Elas alimentam-se de peixes e cetáceos de tamanho superior e até praticam o canibalismo, afinal, estamos falando de predadores que estão no topo da cadeia alimentar.
Dificilmente há ataques com vítimas humanas envolvendo baleias assassinas selvagens, pois elas não mostram interesse em comer humanos. No entanto, entre as orcas que vivem em cativeiro, podemos ver que existem relatos de ataques mortais a seus treinadores. Então, qual seria a explicação por trás disso?
Bem, as orcas são animais extremamente inteligentes, de modo que a falta de espaço, a ocorrência de maus-tratos e muitos outros fatores podem fomentar uma atitude que pode levar a ataques mortais. Como acontece com muitos outros animais (e até mesmo com os seres humanos), uma vida sem bem-estar causa estresse e ansiedade alarmantes, o que pode levar a casos de agressividade.
A maioria das orcas que vivem em cativeiro tem uma piscina extremamente pequena para nadar, algo bem diferente das extensões marítimas que deveriam ter para se exercitar e se esconder adequadamente. Também é comum que elas passem longas horas praticando para futuros espetáculos turísticos em vez de ficarem caçando comida ou interagindo umas com as outras.
No fim das contas, o desconforto que um animal tão esperto como as orcas sentem ao serem forçadas a praticar truques repetidamente é muito prejudicial à sua saúde mental, o que torna essas criaturas mais agressiva com relação aos humanos do que deveriam ser.
A notável inteligência das orcas
É importante deixar claro que as orcas são consideradas um dos mamíferos marinhos mais inteligentes que existem. Elas têm um cérebro muito grande e com vastas atividades cognitivas que podem ser usadas com muita facilidade.
Para se ter uma ideia, as orcas são totalmente capazes de entrar em labirintos de armadilhas de pesca bastante complexas para pegar o atum preso lá dentro e ainda sair da armadilha sem grandes problemas. Os golfinhos, embora também sejam muito inteligentes, são incapazes de realizar essa mesma façanha.
Leia Também: É verdade que as vacas têm quatro estômagos?
Leia Também: O que os besouros comem?
É exatamente por conta de toda essa inteligência que, mesmo vivendo em grandes aquários, essas criaturas conseguem aprender com muita facilidade os truques que lhes são ensinados. No entanto, como já foi explicado, a vida em cativeiro pode se transformar em um elemento capaz de promover uma atitude bastante hostil por parte das orcas.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉