no

Por que as aves cantam?

As aves usam canções para uma variedade de propósitos, dependendo das necessidades individuais de cada uma.

Foto: Pixabay

Até mesmo aqueles que não observam as aves com muita frequência podem apreciar os tons delicados e as melodias do seu canto. No entanto, o que pouca gente sabe é que toda essa cantoria é mais do que apenas música para essas criaturas.

Entender por que as aves cantam pode ajudar os observadores a aprenderem os diferentes ciclos da vida desses animais e até mesmo a identificá-los pela voz e pelo som.

No geral, as aves têm vocalizações muito complexas, muitas vezes com mais de um tom produzido simultaneamente, graças à siringe especializada (seu equivalente a caixa vocal) que lhes permite criar sons independentes em diferentes partes da traqueia.

As “canções” podem durar de 2 a 10 segundos e costumam ser repetidas em longas sequências. Muitas dessas cantorias incorporam uma variedade de tons e ritmos em uma sequência conectada.

Foto: Pixabay

As razões pelas quais as aves cantam

As aves usam canções para uma variedade de propósitos, sempre dependendo da estação e das necessidades individuais de cada uma. Dito isto, os motivos mais comuns para os pássaros cantarem incluem:

Reivindicar e defender um território – Uma canção alta e complexa anuncia aos pássaros próximos que o território já está habitado por um macho ativo e saudável. Desse modo, qualquer pássaro que queira desafiá-lo por seu território deve avaliar suas chances de sucesso interpretando a força e a complexidade de seu canto.

Atrair uma companheira – Assim como a canção de um macho anuncia seus limites territoriais aos rivais, ela também permite que as fêmeas próximas saibam que o macho é forte e capaz de defender uma boa região. A complexidade de um canto também pode indicar saúde e idade, já que as aves mais velhas têm mais tempo para aprender novos tons e melodias. Na prática, isso permite que uma parceira em potencial saiba que o macho pode dar a ela as melhores condições para criar filhotes saudáveis.

Duetos de acasalamento – Durante os rituais de acasalamento de algumas espécies de aves, ambos os envolvidos cantam em um dueto complexo que fortalece o vínculo do casal. A interação de suas canções e como eles respondem um ao outro demonstra sua capacidade de resposta e reforça seu compromisso. Isso também ajuda a anunciar que eles não estão disponíveis para outras aves solteiras.

Comunicação geral – Embora os pássaros tenham uma variedade de chamados que são usados ​​para diferentes tipos de comunicação, um canto também pode ser usado para propósitos mais gerais. Assim, ema canção simples e básica pode chamar aves do mesmo bando para uma nova fonte de alimento, por exemplo.

Foto: Pixabay

A “alegria” envolvida nas canções das aves

Alguns ornitólogos teorizam que as aves também podem cantar simplesmente por prazer. Embora mais pesquisas sejam necessárias para comprovar essa tese, já que a ideia das emoções dos pássaros ainda não é bem compreendida e pode ser controversa, é possível que esses animais realmente apreciem seus próprios cantos e cantem com outros pássaros responsivos nas proximidades.

Nos casos em que as aves cantam sem preocupações territoriais ou de corte, a beleza do canto e o prazer de produzi-lo podem muito bem ser a razão principal pela qual elas “soltam a voz” em determinados momentos.

É importante deixar claro que assim como os bebês não nascem com um vocabulário completo, as aves não nascem com a habilidade de cantar. Os pássaros mais jovens praticam gritos implorantes e outros tons que chamam a atenção no ninho, mas gradualmente aprendem a cantar ouvindo as canções de seus pais. Por causa desse processo de educação, pássaros em diferentes áreas geográficas aprenderão canções ligeiramente diferentes.

Em certos diferentes, as aves até aprendem a imitar outras espécies ou sons que não sejam de pássaros. Os pássaros da família Mimidae, por exemplo, até incorporam sons mecânicos como buzinas de carros, telefones celulares e ruídos de equipamentos de construção civil em suas canções.

Foto: Pixabay

Os perigos de toda essa cantoria

A cantoria das aves também tem os seus perigos. É preciso muita energia e muitas calorias para produzir sons altos e claros, sem falar que eles podem facilmente atrair predadores e tornar o cantor mais vulnerável. Ainda assim, os benefícios que os pássaros obtêm do canto, incluindo um território privilegiado, uma parceira saudável e um local para criar seus filhotes, valem o risco.

Os observadores de aves também se beneficiam, não apenas por identificar as espécies por meio de seu canto, mas simplesmente por apreciar o canto que os saúda sempre que pegam seus binóculos.

Leia Também: Por que os cavalos dormem em pé?
Leia Também: Por que alguns hamsters comem seus filhotes?

Vale mencionar que, embora algumas espécies de pássaros cantem o ano todo, a maioria das canções é cantada do final do inverno ao início do verão. Este é o momento em que os pássaros acasalam e, portanto, precisam reivindicar territórios, atrair parceiras e fortalecer os laços sociais, sendo que os cantos são uma parte importante do processo.

As aves são criaturas realmente interessantes, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Cavalos dormem em pé

Por que os cavalos dormem em pé?

Mulheres vivem mais

Por que as mulheres geralmente vivem mais que os homens?