no

Por que alguns cogumelos são venenosos?

A teoria predominante é que os cogumelos venenosos estão fazendo isso para evitar que sejam comidos por outros organismos.

Os cogumelos costumam ser muito bem aproveitados na culinária, seja na preparação de sopas e molhos ou até mesmo em pizzas. No entanto, se você estiver prestes a usar cogumelos na cozinha, prossiga com cautela, afinal, alguns deles são notoriamente venenosos. Mas, afinal, qual seria a explicação por trás da toxicidade desses fungos?

Ao longo deste artigo, você vai descobrir que a teoria predominante é que eles estão fazendo isso para evitar que sejam comidos.

Cogumelos são venenosos por uma questão de defesa

por que alguns cogumelos sao venenosos 2
Foto: Pixabay

Alguns cogumelos são venenosos pela mesma razão que algumas plantas são tóxicas – evitar serem comidos para que possam se reproduzir ao longo de seu curto ciclo de vida.

Os cogumelos que você vê acima do solo são os corpos frutíferos do organismo, sendo que essas estruturas dispersam os esporos que produzem mais cogumelos, perpetuando a espécie em questão. Se estes forem consumidos, os esporos provavelmente não serão dispersos.

Sendo assim, como todas as coisas na evolução, o desenvolvimento desses venenos deu a esses cogumelos alguma vantagem, o que aparentemente promove uma maior chance de dispersar seus esporos. Desse modo, as toxinas caem sob um mecanismo de defesa.

Curiosamente, alguns cogumelos usam a estratégia oposta

Cogumelos que brilham no escuro
Foto: Angus Veitch / Flickr

Os cogumelos se desenvolvem quando a temperatura está ideal e há água suficiente. Eles geralmente consistem em uma tampa e uma haste. Na parte inferior da tampa, os cogumelos produzem esporos que, assim como as sementes das plantas, perpetuam a espécie.

Alguns cogumelos têm poros que parecem esponjas, enquanto outros contam com estruturas semelhantes a dentes. Independente disso, o fato é que todas essas superfícies produzem esporos. Para criar uma nova geração de fungos, os esporos precisam chegar a novas áreas e há muitas maneiras fascinantes de os cogumelos conseguirem isso.

Para muitos cogumelos, os esporos simplesmente caem de suas tampas e são levados para novos lares por correntes de ar, mas outros atraem insetos através da emissão de um brilho muito atraente. Sendo assim, os insetos, que são criaturas notoriamente atraídas pela luz, inadvertidamente pegam esporos enquanto investigam o brilho e os carregam para outro lugar quando seguem em frente.

Vale destacar que alguns cogumelos nunca formam uma estrutura acima do solo. Em vez disso, eles permanecem no subsolo e são comidos por esquilos e camundongos que, por sua vez, espalham os esporos levando pedaços de volta para seus ninhos e através do cocô.

Sintomas de intoxicação podem variar bastante

Cogumelos venenosos
Foto: Pixabay

Os cogumelos venenosos contêm uma variedade de toxinas diferentes que podem diferir acentuadamente em toxicidade.

Os sintomas de envenenamento por cogumelos podem variar de distúrbios gástricos a falência de órgãos, resultando em morte. Sintomas graves nem sempre ocorrem imediatamente após a ingestão, pelo menos não até que a toxina ataque o rim ou o fígado, às vezes dias ou semanas depois.

Leia Também: Por que os morcegos transmitem tantas doenças?
Leia Também: Por que não podemos descartar nosso lixo em vulcões?

Ainda assim, a consequência mais comum do envenenamento por esses fungos é simplesmente um desconforto gastrointestinal. A maioria dos cogumelos considerados “venenosos” contém agentes irritantes gastrointestinais que provocam vômitos e diarreia, mas geralmente sem danos a longo prazo. No entanto, existem várias toxinas de cogumelos capazes de desencadear efeitos específicos e às vezes mortais.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

o que sao os probioticos e por que eles sao importantes

O que são os probióticos e por que eles são importantes?

Santiago, no Chile

12 curiosidades incríveis sobre o Chile