Se lhe pedissem para desenhar uma melancia, você provavelmente imaginaria uma fatia triangular de fruta com polpa rosada, casca verde e sementes pretas. Entretanto, se você já cortou uma quantidade considerável desse tipo de fruta, deve ter notado que também há várias sementes de melancia brancas entre as pretas.
Curiosamente, em muitos casos, há mais sementes brancas de melancia do que pretas. Então, qual seria a diferença entre as sementes de melancia branca e preta?
A explicação por trás das cores das sementes de melancia
Como Brahna Siegelberg explica no Slate, toda essa questão da cor das sementes de melancia se resume a um fator bastante específico: maturidade. Na prática, as sementes de melancia branca são sementes inférteis, ou seja, não estão completamente desenvolvidas. De acordo com o relatório de Siegelberg, cerca de 5% de todas as sementes em uma única melancia ainda são imaturas após a colheita.
Em termos básicos, todas as sementes surgem de cor clara, mas, à medida que crescem e se desenvolvem, ficam cada vez mais escuras e passam a ter a coloração preta, marrom ou bronzeada. As sementes brancas não podem ser usadas para plantar e cultivar uma planta de melancia, pois são inférteis, mas ambos os tipos são perfeitamente comestíveis.
Vale destacar que essas sementes brancas também são comumente vistas nas chamadas “melancias sem sementes”, que como você deve ter notado, na verdade não são sem sementes. Em vez disso, as melancias sem sementes estão cheias dessas sementes brancas subdesenvolvidas, em vez das pretas totalmente maduras.
A busca pela melancia ideal
Parte do motivo pelo qual é mais provável que você veja essas sementes de melancia branca em alguns locais é porque certas regiões preferem as chamadas versões “sem sementes” dessa fruta.
A boa notícia é que a polpa das melancias sem sementes costuma ser tão deliciosa quanto a das frutas mais tradicionais, cheias de sementes. Como April Fulton escreve para a NPR, “se você acha que as melancias sem sementes têm um sabor insípido em comparação com as sem sementes, é tudo coisa da sua cabeça”.
Uma palavra final
Para finalizar, é importante reafirmar que ambas são seguras para comer, até porque a única razão pela qual eles aparecem diferentes tem a ver com a sua maturidade. As sementes de cor mais escura são maduras e férteis, enquanto as sementes brancas são, basicamente, como todas as sementes se parecem quando começam a se desenvolver.
Ainda assim, há um detalhe interessante a ser observado entre as duas. Embora essas pequenas sementes brancas facilitem a ingestão de melancia crua, com menos riscos de asfixia, essas sementes subdesenvolvidas não têm algumas das propriedades mágicas de nutrientes que estão presentes nas pretas.
Leia Também: Quais alimentos fortalecem o sistema imunológico?
Leia Também: O que os camelos comem no deserto?
As sementes de melancia estão repletas de nutrientes como proteínas, ácidos graxos essenciais, magnésio e zinco, o que ajuda a proporcionar benefícios surpreendentes ao nosso corpo. Além de melhorar a saúde da pele, elas também aprimoram a saúde do coração e fortalecem o sistema imunológico.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉