Quando se trata de turistar em Paris, existe uma certa construção erguida nesta cidade que nenhum turista ousa deixar de visitar. Do que estamos falando? Da Torre Eiffel, é claro!
Mesmo para aqueles que nunca viajaram para a capital da França (e aqueles que nem sequer pensam em visitá-la), a verdade é que essa torre continua sendo a estrutura mais reconhecível do mundo! Ainda assim, embora a maioria das pessoas sabe onde ela fica localizada e admira o seu design elegante, pouca gente conhece a história por trás dessa magnífica estrutura.
Pensando nisso, vamos abordar ao longo deste artigo uma questão pertinente: a razão pela qual a Torre Eiffel foi construída.
Tudo começou com a Exposição Universal de 1889
Como explica o All That’s Interesting, a torre Effiel foi construída para marcar o aniversário de 100 anos da Revolução Francesa. Nesse mesmo período, Paris foi escolhida para sediar a Exposição Universal de 1889, vista na época como vista como uma forma de estimular a economia e tirar a França de uma recessão econômica. A partir disso, surgiu a oportunidade perfeita de celebrar a ocasião com algo espetacular.
Um espaço no Campo de Marte, uma das maiores áreas verdes em Paris, foi selecionado como o local para a construção de uma estrutura que, por sua vez, abriu espaço para que mais de 100 arquitetos e designers apresentassem as suas ideias. A estrutura deveria ser usada como porta de entrada para a Exposição Universal, por isso precisava ser algo que realmente pudesse atrair a atenção.
O lance vencedor veio da construtora de Alexandre-Gustave Eiffel, um renomado engenheiro e arquiteto. No entanto, apesar de Alexandre Eiffel ser frequentemente creditado como a mente por trás do design desta estrutura icônica, foi seu assistente, Maurice Koechlin, quem realmente fez a maior parte do design original e dos esquemas detalhados da Torre. O trabalho começou em 28 de janeiro de 1887 e levou mais de dois anos para ser totalmente concluído.
A torre original consistia em mais de 2,5 milhões de rebites e 18.000 peças individuais de ferro forjado. Centenas de pessoas trabalharam para completar a estrutura monumental antes da abertura da Exposição. Quando o projeto finalmente chegou ao fim, a torre apresentava quase 300 metros de altura, tornando-se a estrutura mais alta do mundo na época, um título que deteve por mais de 40 anos.
A Torre Eiffel quase foi demolida
Embora pareça ser uma decisão surreal nos dias de hoje, o governo francês quase chegou a demolir a Torre Eiffel em 1909, apenas vinte anos depois da obra ter sido construída. A ideia por trás dessa ação era que a torre deveria ser apenas uma exposição temporária.
O mais curioso disso tudo é que essa ideia era apoiada por muitos cidadãos franceses que também expressavam uma grande preocupação de que a torre pudesse “prejudicar o perfil da cidade”, sendo que alguns até a consideravam uma “monstruosidade”.
Segundo o History, foi somente a partir da constatação do valor estratégico da torre como uma antena de rádio que fez com que as autoridades decidissem manter a estrutura no seu devido lugar. Caso tivessem optado pelo contrário, eles nunca saberiam que que teriam destruído a atração turística paga mais popular do mundo.
Uma palavra final
Um fato interessante, mas pouco divulgado, é que Hitler ordenou que a torre fosse destruída quando os nazistas invadiram Paris durante a Segunda Guerra Mundial. Entretanto, a ordem nunca chegou a ser cumprida.
Leia Também: Por que a polícia usa cavalos em algumas cidades?
Leia Também: O que é pintura hidrográfica e como ela funciona?
Desde meados do século XX, a popularidade da torre cresceu à medida que as viagens globais se tornavam cada vez mais acessíveis, de modo que o governo francês agora a considera um tesouro nacional. Atualmente, a torre recebe retoques de pintura a cada sete anos e recebe mais de 7 milhões de visitantes todos os anos.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉