Muitas pessoas não fazem nem ideia do quanto uma picada de abelha pode doer e te fazer mal, afinal existem diversas pessoas que são alérgicas e que não andam preparadas para qualquer emergência, afinal nunca se sabe quando podemos tomar uma picada de abelha, não é mesmo? Eu sou uma dessas pessoas que não andavam preparadas, mesmo trabalhando em fazendas e áreas de mata, porém isso acabou quando eu tomei uma picada num desses serviços. Mas e aí, o que eu fiz?
Bom, para não fazer de meu relato apenas uma história bizarra de como eu quase surtei ao ser picado por uma abelha, decidi trazer aqui para vocês o que os profissionais da saúde recomendam ao se tomar uma picada. Tudo que vou citar aqui foi recomendado por um profissional ao ser questionado por mim. Lembrando que não somos profissionais da áreas, só iremos passar o nosso ocorrido à respeito da situação.
Fui picado por uma abelha, o que fazer?
Eu estava a serviço em uma cidade no interior de São Paulo, já era final da tarde quando me deparei com um toco de madeira oco, cheio de abelhas. Na hora, o único pensamento que tive foi de correr, afinal além das picadas doerem muito, eu sou alérgico e fiquei com receio de sofrer um pouco mais. Lembrando que quando menor já havia sido picado e acabei indo parar no hospital por falta de ar, então imaginem o que estava passando pela minha cabeça nesse exato momento.
Depois de escapar das abelhas, olhei meu corpo e notei que havia tomado apenas uma picada, enquanto meu amigo de trabalho que também estava no local tinha tomado seis (acho que nessa ele me salvou, afinal ele não era alérgico). Ao ver que tinha apenas uma picada, pensei o mais rápido possível para ver o que tinha na minha bolsa que poderia ajudar.
A primeira coisa que fiz foi lavar bem o local da picada com água e sabão e depois passar uma pomada que tinha ali comigo. A pomada era mais por descargo de consciência, já que não deve ajudar em nada. Não estava sentindo nada, então fiquei bem mais tranquilo, porém ainda com receio, afinal o certo seria ou procurar um médico ou tomar um antialérgico… remédio este que não havia levado.
Ao sair do serviço passei em uma farmácia e perguntei para o profissional ali o que eu poderia fazer. Ele me fez algumas perguntas, como por exemplo: se eu estava me sentindo bem, a quanto tempo havia tomado a picada, se minha visão e respiração estavam normais. Após isso ele me indiciou um antialérgico bem forte, tendo em vista que já tinha sofrido com problemas de respiração devido a uma picada.
Tomei o remédio durante o tempo recomendado e felizmente não senti nada demais, porém o susto foi bem grande, afinal com respiração não se brinca. Lembro que neste dia eu iria ficar num hotel, sozinho, e para não correr o risco de passar mal, decidi ir um churrasco de amigos que conhecia ali pela cidade. Assim caso eu passasse mal, teria pessoas por perto para me ajudar.
Mas o mais recomendável mesmo é se programar, para não sofrer sustos nem nada do tipo. Lembrando que isso é apenas um relato pessoal sobre o que fazer após uma picada de abelha. Tudo foi supervisionado por profissionais da área que me guiaram. Caso aconteça com você, procure um médico ou farmacêutico. Não tome nenhum remédio sem indicação profissional!
Leia Também: Rinite alérgica tem cura?
Leia Também: Você sabe o que é Hormonioterapia?
Mas e aí, o que você achou do relato? Já passou por algo parecido? Conte para gente nos comentários, estamos curiosos para saber!