O filme “Tubarão”, lançado em 1975, foi um dos grandes responsáveis por colocar em nossas mentes a ideia de que os tubarões são facilmente atraídos pelo sangue humano. Partindo dessa ideia, é comum pensarmos que esses predadores parecem nunca perder a chance de atacar um ser humano, mas será que isso acontece mesmo na vida real ou é simplesmente “coisa de Hollywood”?
Ao longo deste artigo, você vai entender as peculiaridades por trás da preferência sanguínea dos tubarões.
Compreendendo se os tubarões são atraídos pelo sangue humano
De um modo geral, os tubarões podem ser atraídos por qualquer sangue, mas eles não têm preferência pelo sangue humano. O sangue, juntamente com fatores incomuns, como distúrbios na água, pode ser uma possível atração para os tubarões, mas isso não é apenas exclusivo com relação aos humanos.
Na prática, um tubarão também pode ser atraído por um peixe sangrando ou um leão-marinho, mas há uma outra questão a ser observada: as chances de os tubarões serem atraídos por sangue humano ou qualquer outro fluido corporal são muito menores.
Os tubarões têm um olfato muito bom e realmente podem detectar odores a grandes distâncias, mas para um tubarão detectá-los a quilômetros, o fluido deve ser forte o suficiente para não ser diluído pela enorme quantidade de água ao seu redor. Dito isto, uma possível explicação para os casos de ataques de tubarões contra pessoas pode estar mais ligada ao fato de que esses predadores marinhos são mais atraídos pelos movimentos de braços e pernas na água do que pelos odores e fluidos corporais.
Vale destacar que o sangue menstrual, assim como outros fluidos, pode até ser detectado pelos tubarões, mas não há evidências de que isso leve a ataques por si só. Além disso, as chances de liberação de sangue menstrual no mar são baixas, pois a pressão da água durante um mergulho tende a interromper temporariamente o fluxo sanguíneo menstrual.
O curioso experimento de um ex-engenheiro da NASA
Mark Rober, um ex-engenheiro da NASA e agora um YouTuber focado em divulgação científica, conduziu um conjunto interessante de experimentos para testar se os tubarões preferem sangue humano. Para tal, Mark testou a reação dos tubarões a substâncias liberadas na água que costumam ser apontadas como atrativos para esses animais. Foram elas: olho de peixe, sangue de vaca e urina.
A maioria dos tubarões foi atraída pela prancha onde havia dois litros de sangue animal. Os tubarões, entretanto, demoraram mais de uma hora para perceberem a presença do líquido. Quando o teste foi feito com o sangue humano, nenhum animal chegou perto da estrutura que liberava o líquido, mesmo após uma hora.
Vale destacar que isso só pode ser tomado como uma referência acadêmica anedótica e não é de forma alguma uma análise completa, mas ainda assim esse experimento consegue dar uma ideia de como os tubarões podem ser atraídos por coisas diferentes.
Uma palavra final
Embora haja muito medo a respeito, apenas algumas espécies de tubarões estão envolvidas em ataques a humanos. Como os tubarões evoluíram milhões de anos antes do aparecimento dos humanos, suas presas habituais incluem animais marinhos, como peixes ou focas. Os seres humanos não fazem parte da dieta normal de um tubarão, então parece lógico que eles não tenham muito gosto por nós.
Leia Também: Por que os cães têm rabo?
Leia Também: Outros vírus têm tantas variantes quanto o coronavírus?
Os tubarões que eventualmente podem atacar seres humanos também não parecem ter preferência por homens sobre mulheres ou vice-versa. Alguns dados até podem sugerir que os homens são mais atacados, mas isso se deve apenas ao menor envolvimento das mulheres em atividades aquáticas. Na prática, não parece haver uma seleção específica neste sentido.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉