no

Os gatos gostam de beijos?

De um modo geral, os gatos não gostam de beijos simplesmente porque não entendem essa expressão humana.

Muitas pessoas costumam se perguntar se os seus gatos gostam de beijos ou se esse tipo de demonstração de afeto incomoda nossos amigos felinos. Bem, primeiramente, é importante lembrar que cada gato é um indivíduo com uma personalidade única, por isso é impossível estabelecer um conjunto exato de preferências por gatos.

Dito isto, é igualmente fundamental entender que a comunicação felina é muito diferente da nossa. Seus meios de expressar emoções e humor são diferentes; portanto, métodos humanos de comunicação, como beijos e abraços, podem não ser apropriados, como veremos ao longo deste artigo.

os gatos gostam de beijos 1
Foto: Pixabay

Quais fatores influenciam as emoções felinas?

Existem vários equívocos sobre os gatos e sua maneira de expressar emoções. Em primeiro lugar, precisamos afirmar que os gatos são criaturas sensíveis e inteligentes com a capacidade de experimentar um espectro de emoções ao longo de suas vidas.

Tal como acontece com os humanos, as reações, respostas e humor de um gato variam de acordo com os diferentes estímulos em seu ambiente, as experiências que já vivenciou, as condições de seu grupo familiar, sua qualidade de vida, seu estado de saúde e muitas outras considerações.

Precisamos também entender que os gatos são seres especiais que contam com sua própria maneira de se expressar. Sendo assim, devemos esperar que um gato demonstre afeto de alguma maneira, mas não é justo afirmar que os gatos não gostam de seus companheiros humanos ou que não têm sentimentos só porque eles não se comportam como os cães.

Com seu caráter nobre e independente, os gatos conseguem estabelecer um vínculo de amizade e confiança com seus responsáveis, ainda que de maneiras um tanto diferentes.

Beijos em gatos
Foto: pxfuel

Então, os gatos gostam de beijos ou não?

Talvez a melhor pergunta seja: os gatos entendem os beijos? A razão pela qual os gatos geralmente não gostam de ser beijados e abraçados é porque eles não entendem essa expressão humana. Mover o rosto para perto desses animais e envolver os braços em torno deles são ações bastante estranhas do ponto de vista dessas criaturas.

Porém, é comum ver alguns gatos aprendendo a aceitar essas expressões de amor como parte do vínculo positivo estabelecido com seus tutores. Em todo caso, é importante ressaltar que beijos e abraços não fazem parte das demonstrações de carinho felino. Portanto, antes de tentar beijar ou abraçar seu gato, lembre-se de respeitar as preferências do seu animal.

Para expressar afeto, os gatos não precisam usar os lábios. Ao invés de um beijo humano, eles simplesmente vão apertar os olhos e estampar uma expressão serena no rosto sempre que estiverem contentes. Esta forma simples e discreta de “beijar” não envolve contato físico, mas diz muito sobre o vínculo entre o animal e o carinho que ele quer transmitir a você.

Embora lamber esteja mais associado a cães expressando sentimentos de afeto, essa também é uma expressão comum que os gatos têm em seu repertório. Esse tipo de comportamento é mais comumente associado a gatos que vivem sozinhos com seus tutores, ou seja, quando não há um outro gato ou animal presente na casa.

Vale destacar que os gatos promovem certos “cuidados sociais” naqueles que consideram da mesma família, como lamber a pele de seus filhos e irmãos para mantê-los limpos e demonstrar proximidade. Sendo assim, quando um gato faz a mesma coisa com seu companheiro humano, isso demonstra que ele o considera “um dos seus”.

os gatos gostam de beijos 3
Foto: Public Domain Pictures

Como os gatos demonstram afeto?

Como já foi explicado, os gatos se expressam de maneira diferente dos humanos. A principal forma de comunicação de um gato é através da linguagem corporal. De acordo com o livro “O Que o Seu Gato quer Dizer”, da especialista em gatos Christine Van Blerk, a posição da cauda revela muito sobre o humor e as emoções que o animal deseja expressar, além de poder ser usada para prever como ele vai reagir a uma determinada ação.

Se o seu gato se aproxima de você com o rabo levantado e uma leve torção na ponta, ele está assumindo uma postura amigável, o que indica que se sente feliz e seguro diante da sua companhia. Por outro lado, um gato zangado tende a apresentar uma cauda completamente ereta.

Existem outros hábitos que também indicam que o seu gato confia em você. Ele pode, por exemplo, esfregar o rosto contra suas pernas, querer dormir ao seu lado e até mesmo se envolver na prática aparentemente estranha de trazer animais mortos como um “presente”.

Leia Também: Os gatos gostam de música?
Leia Também: Por que ler dá sono?

Para finalizar, lembre-se também que os gatos possuem uma incrível capacidade de vocalização, podendo emitir uma ampla gama de sons na sua comunicação diária. Se o seu gato ronrona suavemente quando você o acaricia, por exemplo, isso indica que ele se sente relaxado e está gostando da sua companhia.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Tênis da Nike

12 curiosidades incríveis sobre a Nike

Tenistas gritam ao rebater a bola

Por que os tenistas gritam ao rebater a bola?