Hoje, a importância de ter uma flora intestinal saudável já é bem reconhecida. A boa notícia é que existem muitas estratégias disponíveis para que você possa ter certeza de que seu intestino está funcionando corretamente. Com esse objetivo, é bom conhecer o importante papel que os probióticos desempenham no sistema digestivo.
Ao longo deste artigo, você vai ficar por dentro sobre o que são os probióticos e por que eles são importantes.
O que são os probióticos?
Os probióticos são bactérias benéficas que vivem no intestino e melhoram a saúde geral do organismo. Elas moram em áreas selecionadas do intestino e podem ajudá-lo de várias maneiras, como reduzindo o risco de diarreia. É o que confirma um estudo publicado no Journal of Clinical Gastroenterology.
Os probióticos são uma das descobertas mais revolucionárias no campo nutricional nos últimos anos. Essas bactérias tornaram as doenças inflamatórias intestinais mais fáceis de gerenciar e tratar. De fato, alguns desses distúrbios nem pareciam ter solução anteriormente, como a síndrome do intestino irritável.
Ao mesmo tempo, as boas bactérias também parecem ser capazes de reduzir os problemas associados ao diabetes, pois melhoram a maneira como o corpo digere os nutrientes. Na prática, níveis mais altos dessas bactérias podem ajudar a reverter a resistência do corpo à insulina, sendo que este poderia ser um passo importante no controle do diabetes.
Os probióticos podem até mesmo reverter alguns problemas de intolerância, como a intolerância à lactose, pois muitos desses problemas são causados por desequilíbrios no intestino.
Nem todos os suplementos probióticos são iguais
Os alimentos probióticos são considerados bastante funcionais, pois além de vitaminas e minerais importantes para nutrir o organismo, eles também contam com leveduras e bactérias boas que ajudam na manutenção da saúde, contribuindo para uma boa digestão e prevenindo doenças como diabetes, gastrite ou pressão alta.
De um modo geral, queijos, iogurtes e leites fermentados são os alimentos probióticos mais famosos, sendo que seus benefícios variam de acordo com os tipos e a quantidade de micro-organismos presentes em cada alimento. É por isso que para obter um resultado mais específico muitas pessoas recorrem aos suplementos de probióticos.
Na hora de escolher os suplementos de probióticos é preciso conhecer alguns detalhes que influenciam tanto na qualidade quanto na sua eficácia. Em primeiro lugar, certifique-se de que as cápsulas contêm bactérias suficientes. Procure um número como 10 bilhões de unidades formadoras de colônias UFC no frasco. Na prática, isso significa que você estará recebendo bactérias suficientes em cada cápsula para fazer bem a você.
Atualmente, muitos dos suplementos probióticos disponíveis no mercado têm a desvantagem de conter muitas cepas de bactérias diferentes. Idealmente, o produto deve conter apenas uma ou duas cepas de Lactobacillus ou Bifidobacterium, que são diferentes tipos de bactérias benéficas. A embalagem também deve ter uma certificação sobre os benefícios dessas cepas de bactérias.
Combine-os com fibras
Nos últimos anos, pesquisadores descobriram algo interessante: os efeitos positivos dos probióticos aumentam quando são tomados em conjunto com certos tipos de fibras. Normalmente, a fibra solúvel se decompõe e fermenta no intestino, sendo que esse processo produz várias substâncias das quais as bactérias intestinais se alimentam. Isso, por sua vez, torna as bactérias mais saudáveis.
Já existem produtos à venda que contêm probióticos e fibras. Alguns tipos de fibras são compostos prebióticos, o que significa que compõem o alimento que as boas bactérias precisam para se alimentar no intestino. Consequentemente, essa combinação se torna especialmente benéfica para o tratamento de doenças inflamatórias intestinais.
Vale destacar que cientistas estão continuamente investigando o papel que os probióticos podem desempenhar e os efeitos positivos que os suplementos podem oferecer. Esses efeitos comumente incluem melhorar a saúde da microbiota do seu intestino e influenciar a maneira como todo o seu corpo funciona.
Leia Também: Por que os morcegos transmitem tantas doenças?
Leia Também: Por que não podemos descartar nosso lixo em vulcões?
Por essas razões, as aplicações potenciais dos probióticos são imensas. Basta selecionar a cepa certa para cada caso e, obviamente, consultar um especialista em nutrição é sempre uma boa ideia!
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉