Besouros são insetos interessantes por excelência. Seus esqueletos externos, por exemplo, são resistentes e sólidos, sem falar que muitas vezes apresentam cores que facilmente despertam os olhares humanos mais curiosos. No entanto, o que pouca gente parece notar são as suas mandíbulas fortes e sólidas, que contam com aparelhos bucais bem adaptados para comer uma grande variedade de alimentos.
Como existem várias espécies de besouros ao redor do globo, sua dieta pode variar muito. De sobras em decomposição a criaturas aquáticas, esses insetos sempre manifestaram habilidades de alimentação notáveis.
Mergulhando um pouco mais a fundo neste assunto, vamos dar uma olhada na comida típica que diferentes variedades de besouros comem.
Muitos besouros comem folhas, sementes e madeira
A maioria dos besouros é composta de seres herbívoros, o que significa que eles se alimentam exclusivamente de plantas. Isso inclui raízes, folhas, sementes, néctar, e frutas. Espécies como o besouro-da-folha-do-olmo (Xanthogaleruca luteola) consomem somente folhas, o que gera danos a plantações, visto que tal ação resulta na descoloração e eventual morte das plantas.
Variedades de besouros como o gorgulho-do-arroz (Sitophilus oryzae) se alimentam de plantações e grãos. Eles são igualmente odiados pelos fazendeiros por seu vício em comer produtos agrícolas.
Também vale destacar que muitas variedades de besouros são semelhantes aos cupins, pois se alimentam de madeira. Os besouros denominados cerambicídeos podem, por exemplo, causar grandes danos a vários tipos de árvores vivas. Além disso, eles também são nefastos quando se trata de empanturrar artefatos e móveis produzidos a partir de madeiras não tratadas.
Alguns besouros se alimentam de matéria em decomposição e larvas
Muitas espécies fazem parte do grupo de insetos necrófagos, o que significa que eles consomem matéria orgânica em decomposição para sobreviver. Esses besouros “carniceiros”, como os escaravelhos, sobrevivem através da alimentação de folhas de plantas podres, pedaços de madeira caídos, esterco de animais e até cadáveres de animais mortos.
Alguns deles se alimentam especialmente de fungos encontrados em áreas bastante úmidas. Como os fungos são a principal fonte de alimento desses insetos, eles podem ser encontrados em banheiros, pois são áreas com alto índice de umidade. Na prática, a alta umidade permite o crescimento e o desenvolvimento do besouro e de seus alimentos.
Além de herbívoros e necrófagos, alguns besouros também apresentam hábitos carnívoros! Muitas vezes, eles comem larvas de outros besouros e insetos. Alguns besouros são famosos por comer larvas de lagartas, pulgões, cochonilhas, ácaros e praticamente todas as pragas que os agricultores e jardineiros temem.
Criaturas aquáticas também podem ser usadas como fontes de alimentação
Provavelmente, esta é a dieta mais surpreendente de certos besouros. Sim, alguns deles comem certas criaturas aquáticas e anfíbios! Obviamente, os anfíbios são maiores do que os besouros e podem engoli-los facilmente, mas alguns besouros da família Dytiscidae são capazes não apenas de contornar os seus predadores, mas também de se banquetear com eles!
Leia Também: Por que o tucano tem um bico tão grande?
Leia Também: Como os golfinhos respiram?
Na prática, o que acontece é que esses insetos atraem anfíbios como sapos e rãs para perto de si e, quando o fazem, eles se agitam e afundam suas enormes mandíbulas na pele da presa, drenando lentamente a vida do anfíbio desavisado. Suas mandíbulas afiadas injetam produtos químicos que ajudam a digerir presas tão grandes com facilidade. Algumas pessoas acreditam que alguns deles podem até caçar cobras pequenas!
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉