Você sempre foi apaixonado por instrumentos musicais, especialmente os de corda? Tem habilidades de conserto e reparo de objetos de madeira? Se a sua resposta é um “sim” para ambas as perguntas, talvez você devesse seguir a carreira de luthier!
Um luthier é um profissional artesão que fabrica ou conserta instrumentos de corda com caixa de ressonância de maadeira, como violoncelos, violinos, violões, guitarras, bandolins, violas e banjos. A arte de fazer e consertar instrumentos é uma tradição secular, sendo que a palavra “luthier” vem do termo francês “luth”, que significa alaúde, um instrumento musical da família dos cordofones.
Vale mencionar que existem duas categorias quando se trata de fazer ou consertar instrumentos de corda; instrumentos que são curvados e instrumentos que são dedilhados. Na maioria dos casos, um luthier tende a se concentrar em fazer ou consertar um grupo de instrumentos específico que ele também saiba tocar.
Além disso, os músicos em geral usam os serviços de um luthier para manter seu instrumentos em excelentes condições de execução.
Como é a rotina de trabalho de um luthier?
Com o passar do tempo, os instrumentos de corda tendem a ficar desgastados ao ponto de precisar de ajustes. Tensão constante das cordas, fatores ambientais e uso geral se combinam para tirar um instrumento de sua forma ideal. Nesses casos, um luthier entra em cena para consertar os instrumentos de corda que passam por esse tipo de desgaste.
Luthiers também reparam diferentes tipos de danos físicos, como partes amassadas ou fraturas no corpo de um instrumento. Em suma, o luthier limpa, sela, remenda e repinta a área danificada, de modo que os reparos ficam praticamente imperceptíveis. Em seguida, ele se certifica de que a madeira está protegida de outros danos.
Os luthiers que trabalham em fábricas usam máquinas com mais frequência do que ferramentas manuais para criar instrumentos. Isso significa que eles são capazes de produzir instrumentos mais rapidamente do que se os criassem manualmente. No entanto, nem todos os luthiers produzem instrumentos. Alguns deles lidam apenas com instrumentos danificados e os colocam em condições de funcionamento novamente.
Ainda assim, a maioria dos luthiers trabalha por conta própria. Este tipo de luthier tende a ser muito apaixonado por instrumentos e música, pois pode ser muito difícil ganhar dinheiro sendo um luthier autônomo. A vantagem é que ter seu próprio negócio significa que eles podem ter a liberdade de produzir instrumentos, consertá-los ou ambos.
Como é o ambiente de trabalho dos luthiers?
Apesar de alguns luthiers alugarem oficinas ou trabalharem em empresas especializadas, a maioria costuma oferecer seus serviços em oficinas improvisadas, como em uma garagem reformada.
No geral, o ambiente de trabalho de um luthier pode ser bastante empoeirado e cheio de produtos químicos, portanto, ter ventilação adequada é muito importante. Além disso, é imprescindível que o local de trabalho proteja todos os instrumentos da umidade, pois uma atmosfera úmida pode danificar madeiras delicadas.
Vale mencionar que, dependendo das necessidades do cliente e da quantidade de trabalho que um luthier deseja realizar, as horas de trabalho podem variar. Dito isto, construir um instrumento do zero pode levar meses, além de exigir um trabalho próximo ao cliente.
Como se tornar um luthier?
Tradicionalmente, os luthiers aprendem a profissão por meio de estágios, embora agora haja mais oportunidades de profissionalização do que no passado. Trabalhar como aprendiz permite que a pessoa ganhe dinheiro e, ao mesmo tempo, adquira uma experiência valiosa na área.
Embora os alunos do ramo não precisem obter um certificado, obter uma certificação nessa área ainda é possível. Algumas escolas profissionalizantes oferecem cursos de manutenção, fabricação e reparo de instrumentos de corda. As habilidades mais valiosas para se tornar um luthier incluem marcenaria, serralheria e experiência em design.
Ter amor pela música e por instrumentos musicais é essencial, mas também é preciso ter paciência e habilidade para resolver problemas. Para muitos luthiers, pode levar meses ou até anos para construir um instrumento.
Leia Também: O que faz um esteticista?
Leia Também: O que faz um músico de sessão?
No fim das contas, os luthiers tendem a ser indivíduos criativos que se dão muito bem em um ambiente que permite a autoexpressão. Eles também tendem a ser investigativos, o que significa que são pessoas bastante inquisitivas e curiosas que muitas vezes gostam de ficar a sós. Se você apresentar tais características, pode ser adequado para se tornar um luthier.
Uma profissão muito interessante, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉