no

O que faz um analista de negócios?

Profissional é muito importante para o processo de tomada de decisões de grandes empresas.

Analista de negócios
Foto: Pxfuel

Se você é um pensador analítico, tem um talento especial para resolver quebra-cabeças, é hábil em elucidar problemas de negócios com soluções eficazes e se diverte com a tecnologia, uma carreira de analista de negócios pode ser para você!

De um modo geral, os analistas de negócios aconselham empresas sobre como melhorar sua eficiência e finanças. Ao investigar, analisar e avaliar quaisquer problemas que as organizações contratantes possam ter, eles ajudam essas instituições a tomar decisões sobre o que precisa ser implementado para a obtenção de sucesso no mercado.

Foto: Pxfuel

Como é a rotina de trabalho de um analista de negócios?

Os analistas de negócios são responsáveis ​​por descobrir as reais necessidades da empresa, não apenas os desejos expressos pelas partes interessadas. Para tal, eles geralmente se comunicam com uma ampla variedade de pessoas a fim de avaliar a situação de forma justa e identificar os problemas envolvidos.

Muitas vezes, o analista de negócios auxilia na comunicação entre os departamentos da organização. Desse modo, esse profissional pode documentar suas descobertas e apresentar suas soluções. Um analista de negócios pode documentar suas análises por escrito ou visualmente por meio de gráficos, tabelas ou ilustrações.

Um analista de negócios tende a passar boa parte de seu tempo realizando pesquisas e fazendo muitas perguntas. Essas ações são necessárias para que o analista possa compreender o projeto específico e encontrar possíveis soluções. Em geral, os analistas de negócios são comunicadores habilidosos e sabem captar mensagens verbais e não verbais, sempre buscando manter um diálogo aberto.

Como muitas vezes pode haver mais de uma solução para um determinado problema, torna-se necessário gastar um tempo considerável comparando e analisando soluções. A solução escolhida ainda deve ser fortemente avaliada ao longo de seu período de concepção e implementação, a fim de garantir que continue atendendo às necessidades do negócio e que o melhor processo seja escolhido.

Analista de negócios
Foto: Pxfuel

Como é o ambiente de trabalho desse profissional?

A análise de negócios utiliza uma abordagem disciplinada para introduzir e gerenciar mudanças nas organizações, sejam elas empresas do setor privado, agências governamentais ou organizações sem fins lucrativos.

Normalmente, as empresas que contratam analistas de negócios incluem instituições dos seguintes setores: bancário, finanças, construção civil, serviços de utilidade pública, petróleo e gás, mineração, cuidados de saúde, universidades, transporte, telecomunicação, seguro, consultoria de TI e esferas dos governos federal, estadual e municipal.

Vale destacar que os analistas de negócios podem alternar facilmente entre os setores de uma mesma empresa, o que consequentemente lhe proporciona uma grande versatilidade no meio profissional.

Foto: Pxfuel

Como se tornar um analista de negócios?

Quando se trata da análise de negócios, a maioria dos empregadores tende a procurar candidatos que contam com um diploma de bacharel em Administração de empresas ou Finanças.

Leia Também: O que faz um engenheiro biomédico?
Leia Também: O que faz um mestre cervejeiro?

Vale mencionar que muitas instituições de ensino oferecem opções de especialização nas áreas de contabilidade, gestão empresarial, tecnologia da informação, gestão de recursos humanos e marketing.

E você, pretende seguir a carreira profissional de analista de negócios? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Quantas Estrelas Conseguimos Ver a Olho Nu?

Quantas Estrelas Conseguimos Ver a Olho Nu?

Energético

Quem inventou o energético?